O Diário do Rio de Janeiro, lançado em 1821, foi o primeiro jornal de anúncios

ganhe brindes e amostras gratisnet
http://amostragratisnet.blogspot.com

EU RECOMENDO !!





O Diário do Rio de Janeiro, lançado em 1821, foi o primeiro jornal de anúncios que surgiu no país, uma espécie de classificados sem ilustração. Anúncios de venda de escravos, imóveis, carroças, artesanato e serviços de profissionais liberais eram predominante não somente no Diário, mas em cartazes, folhetos, painéis na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. Os anúncios ganham figuras coloridas e textos objetivos no início do século XX, houve até a criação de cartum humorístico de políticos anunciando determinado produto. As primeiras agências de publicidade começaram a se formas a partir de 1914, no início apenas vendiam espaço publicitário para anúncio,



depois evoluíram para a elaboração de conteúdo.
Eclética, Pettinati e Edanée foram as primeiras agências a surgirem em São Paulo. Se no século XIX, a exportação agrícola movimentava o mercado nacional, no início do século XX, a instalação da indústria nacional e estrangeira movia o mercado e junto com a chegada de empresas norte-americanas, vieram agências estrangeiras como a Ayer, J.Thompson entre outras.



A crise de 29, não abalou o desenvolvimento da publicidade no Brasil, surgiram painéis de estrada, outdoors e as revistas e jornais se sofisticaram. Na década de 30, orádio trouxe uma nova plataforma de veiculação de anúncios expressos em jingles e programas patrocinados como o Repórter Esso. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Associação Brasileira de Propaganda (ABAP).
Primeira página da primeira edição do Diário do Rio de Janeiro, de 1º de junho de 1821.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios