aparelhos nextel

Inicialmente, o iDEN é uma tecnologia de rádio-comunicação via celular (funciona da mesma forma que os sistemas celulares tradicionais), baseado na tecnologia TDMA


(Apesar de em alguns aspectos, a tecnologia ser mais parecida com o GSM). A grande diferença desta tecnologia, é o sistema de comunicação por rádio half-duplex (apesar de haver alguns aparelhos que suportam o rádio full-duplex, permitindo que ambos falem durante a comunicação de rádio), em portadoras de 25KHz por evento de despacho (pressionar de botão), sendo que caso os 2 usuários estejam coberto pela mesma célula,a comunicação de ambos apenas vai ocupar 50Khz do espectro da rede (contra 200Khz da comunicação do GSM). Lembrando que a Nextel, possui 15mhz na faixa de 800mhz, e postergou recentemente, mais 10mhz para suportar o número crescente de usuários.


A principio, é uma tecnologia proprietária da Motorola, porem, licenciada também por alguns fabricantes, como a RIM, que possui alguns aparelhos iDEN Blackberry.

Na voz, essa tecnologia também pode ser utilizada como telefone celular, porem, não tendo a mesma qualidade do rádio-despacho, devido a possivelmente, a largura de banda usada na voz (25khz), e os codecs de voz utilizados.



Tecnicamente, é uma tecnologia direcionada ao público corporativo no Brasil, pela nextel (no mundo, existem filiais da Nextel nas Americas, e outras operadoras no resto do globo que usam a tecnologia ativamente, em várias areas). Sendo possivel até, em um plano especifico (conexão direta internacional), fazer uma comunicação de rádio, para todas as operadoras nextel no mundo, totalmente de graça (dentro do plano).
[editar] Uso do rádio de Fleet*ID

Para se utilizar o rádio, é necessário saber o codigo internacional (caso seja cliente internacional) + o Fleet + o Id da pessoa, e pressionar o botão de rádio para chamar (é emitido um bip no telefone de destino, indicando uma "chamada de atenção"). Seria algo como 55*010*333333, sendo um tipo de numeração interna da nextel, para identificar o usuário.
[editar] Uso de dados

A rede de dados do iDEN, não seria bem um forte da Motorola, pois o sistema Packet Data, navega apenas a uma velocidade de 28.8kbps (o que é um milagre, se considerar o espectro usado pela tecnologia; Existe um fork da tecnologia produzido pela motorola, chamado WiDEN, que foi comercializado apenas nos EUA, que consiste num aprimoramento do uso de espectro da tecnologia, fazendo com que você, utilizando um modem WiDEN, que pode chegar a até 128k com a tecnologia.
[editar] Cobertura e foco


A cobertura é um pouco limitada, e o usuário-foco também, apesar de no exterior, usuários finais também terem acesso a técnologia a restrição de uso no Brasil, é mais politica do que tecnologia, apesar da cobertura ter crescido bastante nos ultimos anos, podendo realmente qualificar a Nextel no Brasil, como uma "verdadeira" operadora celular.


A partir de Janeiro de 2009 a Nextel abriu também a comercialização para usuários finais e utilizando um CPF também é possível adquirir o sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios