lenço HISTORIA

História do lenço
Os lenços, assim como as roupas, tem como sua primeira função proteger o corpo. ... – Dizem que a rainha Nefertiti foi a primeira mulher na história a usar um lenço na cabeça em 1350 a.C. O tipo de lenço que a misteriosa rainha do Egito usava era conhecido como “khat”.O lenço por sua versatilidade é um clássico da moda e por isso hoje vamos falar um pouco sobre sua história, já que se trata de uma peça antiga usada de formas diferentes com o passar dos tempos e presente em vários lugares do mundo “desde sempre”.



Os lenços, assim como as roupas, tem como sua primeira função proteger o corpo. Podem ser usados também seguindo uma moda, como véu religioso ou como identificação entre pessoas e seus grupos, suas origens, tribos, status social etc. Seguem algumas curiosidades interessantes sobre esta peça:
– Dizem que a rainha Nefertiti foi a primeira mulher na história a usar um lenço na cabeça em 1350 a.C. O tipo de lenço que a misteriosa rainha do Egito usava era conhecido como “khat”.
– Na China, em 230 a.C no reinado do imperador Cheng os lenços eram utilizados para identificar funcionários do imperador e guerreiros.
– Na Roma antiga os lenços de linhos surgiram para proteger as pessoas do frio e sua evolução natural foi o cachecol.



– Lenços também eram usados para limpar o suor e estava sempre ao alcance das mãos.
– Em 1261 d.C a dança do ventre, dançada no Egito, trazia o lenço como acessório para a dança e para o figurino da dançarina, que amarrava o lenço na cintura como uma saia.
– Portuguesas e espanholas demarcavam seus looks com lenços bordados na cabeça e caídos no ombro enquanto franceses usavam o lenço amarrado no pescoço.
– No século VXIII as portuguesas bordavam lenços para seus amados para serem usados como sinal de compromisso e nos anos 70 eles voltaram a ser usados como uma forma de comunicação, onde a cor escolhida e o bolso onde o lenço era usado sinalizavam os interesses das pessoas para se relacionar.



– O ciganos usavam e ainda usam lenços na cabeça e amarrados no corpo.
Dizem que a Rainha Vitória da Inglaterra e a princesa Elena Meshcherskaya da Rússia foram duas das responsáveis por ajudar a popularizar o lenço como acessório entre o ano de 1837 e 1843.
Em 1837 a grife francesa Hermès (famosa por seus lenços de seda quadrados e estampados) foi inaugurada e apesar de encontrarmos referências sobre uma maior popularização dos lenços através da Rainha Vitória e a princessa Elena, o que se sabe é que a moda dos lenços começou a se popularizar de verdade por causa da Hermès e esta popularização começou em 1930 na França, país onde tradicionalmente a moda foi por muitos e muitos anos seu maior produto de exportação.
De fato os franceses souberam muito bem ditar moda e criar tendências, lançando objetos do desejo que viraram sonho de consumo e depois clássicos da moda. Porém acredito que muito da



popularização dos lenços também vem do cinema, que encantava espectadores mundo afora e influenciava muito a moda e as tendências. As divas do cinema das décadas de 30 para frente sempre apareciam usando lenços, tanto na vida real quanto na ficção. Podemos dizer isso até os anos 60 mais ou menos onde o lenço ainda era uma moda forte.
O fato é que o lenço é um clássico e nunca vai sair de moda (pode até passar por épocas mais apagadas mas não sai de moda). Podemos usá-los de formas variadas tanto no verão quanto primavera, outono ou inverno. Não é à toa que a Hermès continua no topo sempre com novas coleções de lenços maravilhosos de seda. Aliás, vocês já viram as famosas caixinhas com dicas da Hermès de como usar os lenços? Um sonho de consumo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios