empresas mais antigas do mundo (des doas anos 578)

As 30 empresas mais antigas do mundo





Sem dúvida nenhuma, o empreendimento familiar representa o tipo de empreendimento mais duradouro que existe. O especialista em empresas familiares, Prof. William O'Hara, em um dos seus livros, fala o seguinte: "Antes das corporações multinacionais, havia a empresa familiar. Antes de Revolução Industrial, havia a empresa familiar. Antes da contribuição da Grécia e do Império Romano, havia a empresa familiar".
No seu artigo "The World’s Oldest Family Companies" (As Empresas Familiares mais antigas do mundo), publicado na Internet, o mesmo Prof. O'Hara ressalta que as 100 empresas mais antigas que continuaram sendo estritamente familiares venceram pressões de governos, nações, cidades e, seguramente, de outras corporações muito maiores e mais poderosas.
Conheça as 30 empresas familiares mais antigas do planeta:




  • Kongo Gumi - Japão
    Atividade: Construção
    Fundação: 578
    Está na 40ª geração
    Na Internet: www.kongogumi.co.jp
    O príncipe Shotoku trouxe da Coréia membros da família Kongo para o Japão há mais de 1.400 anos para construir o templo budista Shitennoji, que existe até hoje. Por muitos séculos, a Kongo Gumi participou de várias construções famosas, inclusive do castelo de Osaka no século XVI. Até há pouco a família continuava a construir e reformar templos religiosos. Infelizmente a empresa encerrou suas atividades em 2007. Consta aqui apenas como referência porque, ao que tudo indica, é a mais antiga do mundo que chegou até os dias de hoje.
  • 1. Houshi Ryokan - Japão
    Houshi Atividade: Hospedagem
    Fundação: 718
    Está na 46ª geração
    Na Internet: www.ho-shi.co.jp/jiten/Houshi_E/
    De acordo com a lenda, a divindade da Montanha Hakusan falou em sonho com um monge para revelar que havia uma fonte de águas termais curativas numa vila próxima chamada Awazu. A fonte de água quente foi encontrada e o monge pediu que a família Houshi construisse e administrasse um spa neste local. Este hotel tem hoje a capacidade de receber cerca de 450 pessoas.
  • 2. Château de Goulaine - França
    Goulaine Atividade: Vinhedo, Museu e Coleção de Borboletas
    Fundação: 1000
    Na Internet: chateau.goulaine.online.fr
    A famíliar Goulaine administra este estabelecimento há mais de 1.000 anos. O castelo, além do museu, disponibiliza uma coleção de borboletas raras e organiza vários eventos, inclusive casamentos. O vinho pode ser adquirido nos vinhedos do castelo.
  • 3. Fonderia Pontificia Marinelli - Itália
    Marinelli Atividade: Fundição
    Fundação: 1000
    Na Internet: www.campanemarinelli.com
    Esta fundição de sinos foi estabelecida em Agnore, na Itália, no ano 1000. Agnore é uma pequena cidade localizada no alto dos montes Apeninos. Os administradores desta empresa ainda aplicam as mesmas técnicas, que utilizam cera, usadas pelos fundadores da firma (um "sino falso" de cera é recoberto com metal). O badalar dos sinos da Fonderia Pontificia Marinelli é ouvido no mundo todo: Nova Iorque, Beijing, Jerusalém, América do Sul e Coréia. O empreendimento familiar atualmente emprega 20 pessoas. Entre estes funcionários há 5 membros da família Marinelli. Atualmente a empresa é administrada por Pasquale Marinelli. Em 1997 a firma abriu um museu onde é mostrado o trabalho de um irmão de Pasquale, o escultor italiano Ettore Marinelli.
  • 4. Barone Ricasoli - Itália
    Ricasoli Atividade: Vinhos e azeite de oliva
    Fundação: 1141
    Na Internet: http://www.ricasoli.it
    Fundada em Siena, na Itália, em 1141. As primeiras terras foram doadas aos barões Ricasoli pela República de Florença no século XII. Hoje a propriedade tem mais de 14 km quadrados.

  • 5. Barovier & Toso - Itália
    Barovier Atividade: Vidros
    Fundação: 1295
    Está na 20ª geração
    Na Internet: http://www.barovier.com
    Durante séculos a família Barovier produz vidro cristalino, vidro madre-pérola e vermelho corneliano isento de ouro na Ilha de Murano, a 10 minutos de distância de Veneza pelo ferry-boat. Em 1936 os Baroviers fizeram uma fusão com a família Toso, também fabricantes de vidro em Murano.
  • 6. Hotel Pilgrim Haus - Alemanha
    Pilgrims Atividade: Hotelaria
    Fundação: 1304
    Na Internet: http://www.pilgrimhaus.de
    Atualmente o Hotel Pilgrim Haus é dirigido pela família Andernach em Soest, cidade localizada a 180 km ao norte de Frankfurt.

  • 7. Richard de Bas - França
    deBas Atividade: Papel
    Fundação: 1326
    Na Internet: http://www.richarddebas.fr
    Richard de Bas tem uma longa reputação em papéis de alta qualidade. A empresa, localizada em Amvert d'Auvergne, França, já forneceu papel para edições limitadas de Braque e Picasso.
  • 8. Torrini Firenze - Itália
    Orofaro Atividade: Ourivesaria
    Fundação: 1369
    Na Internet: http://www.torrini.com
    Jacopus Turini iniciou o empreendimento, hoje localizado em Florença. O bem mais valioso da família talvez seja o processo secreto e exclusivo de manufatura do "Oro Nativo", um método de trabalhar o ouro preservando sua cor mais natural.
  • 9. Antinori - Itália
    Antinori Atividade: Vinícola
    Fundação: 1385
    Está na 26ª geração
    Na Internet: http://www.antinori.it
    A família Antinori está no negócio do vinho desde que Giovanni di Piero Antinori se filiou à Associação Florentina de Vinicultores há mais de 600 anos. Marchese (ou Conde) Piero Antinori e suas três filhas supervisionam um sistema internacional de vinícolas na Itália, EUA, Hungria, Malta e Chile que continua sendo reconhecido pelos consumidores e especialistas pela qualidade superior de Chiantis e outras vindimas. A empresa fica num palácio em Florença.
  • 10. Camuffo - Itália
    Atividade: Construção naval
    Fundação: 1438
    Está na 18ª geração
    O empreendimento começou em Khanià, um porto veneziano na ilha de Creta. Foi fundado por um homem conhecido como "Camuffi", cujo nome real era El Ham Muftiì. A família forneceu embarcações para Mohammed Segundo, República de Veneza, Napoleão, Império Asburg e Real Marinha Italiana. Especialistas chamam as embarcações Camuffo como "Stradivarius dos mares".
  • 11. Baronnie de Coussergues - França
    Coussergues Atividade: Vinícola Fundação: 1495
    Está na 16ª geração
    Na Internet: www.henokiens.com/index_baronnie_gb.php
    Quando o Rei Charles VIII começou a vender propriedades reais na França para saldar algumas de suas despesas, Pierre Raymond de Sarret adquiriu a propriedade conhecida como Coussergues. Hoje os vinhedos produzem uma grande variedade de vinhos, incluindo chardonnays, sauvignon blancs, viogniers, cabernet francs, merlots e cabernet sauvignons. A família vende 1.5 milhões de garrafas de vinho por ano na França e outros países e já ganhou numerosas medalhas de ouro pelos seus vinhos.
  • 12. Grazia Deruta - Itália
    Grazia Atividade: Cerâmica
    Fundação: 1500
    A empresa produz majolica, um tipo especial de cerâmica que data do século XIII. O atual dirigente, Ubaldo Grazia, expandiu os negócios da empresa entrando no mercado americano e produziu três desenhos exclusivos para Henri Bendel. Grazia também fez trabalhos para outras lojas de departamentos e marcas, como Neiman-Marcus e Tiffany.
  • 13. Fabbrica D’Armi Pietro Beretta S.p.A. - Itália
    Beretta Atividade: Armas de fogo
    Fundação: 1526
    Está na 14ª geração
    Na Internet: http://www.beretta.it
    A qualidade das armas do fundador Bartolomeo Beretta acabou chamando a atenção de Hollywood: suas armas aparecem em vários filmes, inclusive na série James Bond. A reputação de alta qualidade da Beretta fez com que a empresa vencesse a Colt Industries num contrato de US$ 56 milhões para fornecer as forças armadas dos EUA. A Beretta é a arma preferida dos agentes da lei no mundo todo, como os Carabinieri da Itália, a Gendarmerie da França e os Texas Rangers. A empresa também ganhou respeito na sua linha de armas de caça. Ugo Gussalli Beretta é o atual presidente da companhia.
  • 14. William Prym GmbH & Co. - Alemanha
    Prym Atividade: Cobre, latão, armarinho
    Fundação: 1530 Na Internet: www.prym.com
    Situada em Stolberg, Alemanha.
  • 15. John Brooke & Sons - Inglaterra
    Brooke Atividade: Tecelagem
    Fundação: 1541
    Está na 15ª geração
    Na Internet: www.brookesmill.co.uk
    A empresa, fundada por John Brooke, forneceu tecidos para as tropas britânicas (Batalha de Trafalgar, Segunda Guerra Mundial), tropas francesas e militares russos. Hoje é liderada pela 15ª geração, representada por Mark Brooke e seu irmão Massimo Brooke. Na última década, Mark mudou o foco da empresa criando um parque de desenvolvimento de empreendedorismo nas antigas instalações da fábrica.
  • 16. Codorniu - Espanha
    Codorniu Atividade: Vinícola
    Fundação: 1551
    Na Internet: www.codorniu.es
    Jaime Codorniu adquiriu a empresa em 1551 iniciando séculos de propriedade familiar. Em 1976 o rei Juan Carlos I declarou a Codorniu um monumento artístico e histórico nacional. A propriedade é visitada por 200.000 pessoas todos os anos e produz cerca de 60 milhões de garrafas de vinho por ano.
  • 17. Fonjallaz - Suíça
    Atividade: Vinícola
    Fundação: 1552
    Está na 13ª geração
    Pierre Fonjallaz iniciou uma empresa familiar assim que ele "se dedicou a plantar vinho", como o rótulo de uma garrafa de Fonjallaz nos diz. A empresa, hoje na 13ª geração, é dirigida por Patrick Fonjallaz.
  • 18. DeVergulde Hand - Holanda
    Vergulde Atividade: Fábrica de sabão
    Fundação: 1554
    Na Internet: http://www.verguldehand.nl

  • 19. von Poschinger Manufaktur - Alemanha
    Poschinger Atividade: Vidros
    Fundação: 1568
    Está na 13ª geração
    Na Internet: http://www.poschinger.de
    A empresa von Poschinger começou em 1568 na Alemanha quando Joachim Poschinger adquiriu uma fábrica de vidros perto de Frauenau, próxima da fronteira tcheca. Hoje o empreendimento está dividido em três áreas diferentes - agricultura, atividade florestal e fábricas de vidro. A atividade na área dos vidros ainda continua sendo o foco principal do trabalho da família.
  • 20. Wachsendustrie Fulda Adam Gies - Alemanha
    Atividade: Velas e figuras de cera
    Fundação: 1589
    A empresa ainda é administrada pela família Gies.
  • 21. Berenberg Bank - Alemanha
    Berenberg Atividade: Bancária
    Fundação: 1590
    Na Internet: www.berenberg.de
    O Berenberg Bank é um dos pouquíssimos bancos particulares independentes na Alemanha.

  • 22. R. Durtnell & Sons - Inglaterra
    Durtnell Atividade: Construção
    Fundação: 1591
    Está na 12ª geração
    Na Internet: www.durtnell.co.uk
    O fundador John Durtnell e seu irmão Brian construíram sua primeira casa em 1593. Ela ainda existe e está habitada. A empresa é extremamente versátil: seus projetos incluem a Real Academia Militar, a Chartwell House (a residência de Winston Churchill) e o Palácio de Buckingham.

  • 23. J.P. Epping of Pippsvadr - Alemanha
    Atividade: Secos e Molhados
    Fundação: 1595
  • 24. Eduard Meier - Alemanha
    Atividade: Calçados
    Fundação: 1596
    Está na 13ª geração
    Na Internet: http://www.edmeier.de
    Atualmente a empresa é dirigida por Peter Eduard Meier e sua irmã Brigitte. Sua linha de produtos tem cerca de 4.500 itens.
  • 25. Toraya - Japão
    Toraya Atividade: Confeitaria
    Fundação: antes de 1600
    Está na 17ª geração
    Na Internet: www.toraya-group.co.jp
    Sediada em Tóquio, no Japão.
  • 26. Tissiman & Sons Ltd. - Inglaterra
    Atividade: Alfaiataria e Enxovais
    Fundação: 1601
    Na Internet: www.tissimans.co.uk
    Sediada em Bishop's Stortford, Inglaterra.
  • 27. Enshu Sado School - Japão
    Enshu Atividade: Escola para a Cerimônia do Chá
    Fundação: 1602
    Está na 13ª geração
    Na Internet: www.enshuryu.com
    Sediada em Tóquio, no Japão.
  • 28. Takenaka - Japão
    Atividade: Construção
    Fundação: 1610
    Na Internet: http://www.takenaka.co.jp
    A Takenaka construiu escritórios para algumas das corporações japonesas mais importantes como o Banco Mitsui Bank e a Nippon Life Insurance. Esta empresa familiar ganhou muitos prêmios para design, técnica e qualidade.
  • 29. Mellerio dits Meller - França
    Mellerio Atividade: Joalheria
    Fundação: 1613
    Está na 15ª geração
    Na Internet: http://www.mellerio.fr
    Os membros da família Mellerio, da Lombardia, Itália, tornaram-se trabalhadores sazonais na França no século XVI como fornecedores de jóias feitas a mão. A família se tornou uma das favoritas reais quando ajudou a evitar uma tentativa de assassinato do rei Luís XIII. Hoje localizada perto da Place Vendôme em Paris, a Mellerio é conhecida pelas jóias finas e como designers e criadores dos troféus do campeonato de tênis French Open.
  • 30. Cartiera Mantovana Corp. - Itália
    Mantovana Atividade: Papel
    Fundação: 1615
    Na Internet: www.cartieramantovana.it
    Sediada em Mantua, na Itália

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios