O café

http://amostragratisnet.blogspot.com

EU RECOMENDO !!

O café conta a história de
conquistas e crescimento do Brasil


Candido Portinari - Reprodução
Maior gerador de riquezas e produto mais importante na história nacional, o café é capaz de descrever todo o desenvolvimento do Brasil através de sua própria história. Sua chegada, seu plantio, comercialização e o sucesso no exterior. O café construiu o Brasil e apresentou o país ao mundo. E em Minas, não foi diferente. Juiz de Fora, por exemplo, era o grande centro que concentrava toda a produção regional. Toda sua identidade está voltada para o café. Ele ostentou grandes fazendas, nobres senhores de terra, alimentou escravos, famílias e imigrantes; trouxe o comércio, bancos, o consumo e a arquitetura italiana dos Arcuri; sustentou e promoveu arte, trilhou estradas de terra e ferro e ergueu indústrias.

Sementes chegam por contrabando

O café é consumido desde 1550, mas as primeiras mudas só chegaram ao Brasil quase dois séculos depois, em Belém do Pará. Um sargento-mor ganhou de presente de sua amante, a mulher do governador da Guiana Francesa, sementes de café escondidas em um vaso de planta. Na época, a saída do produto era proibida no país.
Minas e São Paulo eram a grande elite cafeeira. O café representava 70% das exportações nacionais e, como até hoje, era produto carro-chefe da economia, um gerador de riquezas, luxo e títulos. Tanto que para manter o patrimônio social e econômico, eram comuns casamentos dentro da própria família: tio com sobrinha, primo com prima. Do café nasceram cidades, profissionais liberais, muitos negócios e indústrias.

Busca por terras leva à formação de municípios

No passado, a cafeicultura foi marcada pela tradição nômade. As lavouras eram plantadas só em terras férteis e cultivadas até o esgotamento do solo. A procura por terras fez do café este gerador de riquezas ao promover a formação de cidades, fixar mão-de-obra e atrair comércio e prestadores de serviços. Foi assim no Norte do Paraná, Alto Paulista, Zona da Mata e Sul de Minas.

Lendas narram descobrimento da bebida

Sobre a origem do café não existem provas científicas. Mas são muitas as lendas que contam seu descobrimento. A mais famosa é do ano 800. Um pastor árabe percebeu que suas ovelhas ficavam agitadas depois de comer as frutas vermelhas de certa árvore. Ele preparou uma bebida com as frutas e ficou mais disposto para o trabalho. No século XIII, alguém preparou a bebida com água quente e foi um sucesso


Conheça o Projeto "Café, sua influência e importância no processo histórico do Brasil"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios