vinagre balsâmico



O vinagre balsâmico



aliado ao azeite de oliva compõem a famosa dieta mediterrânea, possue um sabor agridoce muito acentuado. Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos.

O que diferencia o balsâmico dos outros é o tipo de fermentacão.
Os diferentes vinagres que conhecemos provêm da fermentação do vinho ao ar livre.
O vinagre balsâmico é fabricado a partir de uvas brancas e doces. Após a colheita, desde os primeiros sinais de fermentação e antes que o açúcar se transforme em álcool, o mosto é filtrado e cozido lentamente.



O processo de fabricação desse vinagre, de cor marrom-escuro, e de sabor e aroma adocicados, começa com uma etapa antes do vinagre comum, isto é, quando o mosto (suco) da uva do tipo trebbiano é fervido e evaporado até virar uma calda doce.
Então é colocado em barris de carvalho para envelhecer adequadamente, por no mínimo cinco anos.
Existem vinagres sofisticados que envelhecem até 40 anos, como os melhores uísques.

Na sua composição o vinagre possui flavonóides. Estes compostos têm um papel preponderante na prevenção, quer do cancro, quer de doenças cardiovasculares, devido às suas propriedades antioxidantes



Um dos componentes do vinagre balsâmico é a arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico, daí a relação benéfica entre o consumo deste condimento e a prevenção de doenças graves.
Ou seja, é delicioso e benéfico para a saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA