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História. O fundador da marca, Louis Vuitton
(Anchay, 4 de agosto de 1821 — Paris, 27 de fevereiro de 1892) foi um
fabricante de malas e bolsas na segunda metade do século XIX, em Paris.
Criou sua oficina em 1854 em Paris, onde produzia artesanalmente malas e
bolsas.
Para alcançar o seu atual status, a
Louis Vuitton passou por diversas situações em sua trajetória e, para
conseguirmos entender, precisamos voltar mais de cem anos, quando o seu
criador começou a escrever essa história, que é – considerada por muitos
e pela própria empresa – uma lenda.
Nascido em 1821 em uma
pequena aldeia da região de Jura, localizada na França, Louis Vuitton é
oriundo de uma família de carpinteiros e moleiros.
Com o objetivo de também aprender a
trabalhar com madeira, assim como seus antepassados, decidiu se mudar
para Paris, sendo contratado como aprendiz por um fabricante de baús de
viagem – que eram extremamente comuns na alta hierarquia europeia da
época. E é aqui que começa a história da marca.
Já em 1854, trabalhando para criar algo
inovador e que atendesse à demanda dos clientes (ou seja, com a
necessidade de ser tão prático e bonito quanto útil), Louis Vuitton
inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier no centro de Paris, apresentando seu primeiro produto: uma mala revestida de tecido impermeável (que substituía o couro) reforçada com ponteiras de metal nos cantos, tornando-as mais resistentes.
Além disso, ele produzia sob encomenda
produtos exclusivos das mais variadas espécies. Alguns exemplos são os
baús que guardavam materiais fotográficos, livros, instrumentos musicais
e etc.
Em 1885, já com o filho Georges Vuitton
trabalhando junto com o pai, a grife abriu sua primeira loja em Londres
– a primeira fora de França. Um ano depois, Georges, de acordo com o
site oficial da Louis Vuitton:
revolucionou os fechos das malas e
bagagens com um sistema de fechamentos inteligente que tornou os baús de
viagem verdadeiras arcas do tesouro
Nessa mesma época, a empresa passava por
problemas relacionados à imitações, então foram trabalhados novos
conceitos e modelos para manter a autenticidade da marca. Isso só se concretizou quatro anos após a morte de Louis Vuitton (1821 – 1892), em 1896, quando Georges introduziu a ideia de logomarca nos produtos, estampando o LV em marrom e bege, que é utilizado até hoje.
Já no século seguinte, em 1936, Georges falece deixando de herança a Louis Vuitton para seu filho, Gaston-Louis Vuitton. Sua maior contribuição foi a criação de um tecido impermeável mais maleável à base de linho, algodão e PVC, que é utilizado até hoje como matéria-prima nos modelos de bolsas.
Sua contribuição não se bastou na criação do tecido mas também desenvolveu o “The Library Trunk“, baú com gavetas secretas e prateleiras sob medida que levou a história do escritor Ernest Hemingway e outros escritores renomados.
Em 1977, Henry Recamier assume o comando da empresa e permanece até 1987, quando o francês Bernard Arnault comprou a grife.
PARCERIAS
Dez anos depois da compra, o estilista estadunidense Marc Jacobs foi contratado para renovar a marca, criando a primeira coleção de roupas, sapatos, joias e relógios da Louis Vuitton.
Com uma identidade remodelada e
precisando introduzí-la no mercado, foi convidada para promover a grife a
primeira garota-propaganda: Jennifer Lopez. Após essas medidas, a marca cresceu incríveis 80%.
Apesar de tamanha mudança, a Louis
Vuitton não abandonou seus valores iniciais e continua com malas e
bolsas como seu carro-chefe.
Desde então, diversas celebridades de
diferentes áreas se tornaram garotos-propaganda da grife. Entre eles
estão o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbatchov, o recém-falecido boxeador Muhammed Ali, os ex-jogadores de futebol Pelé, Maradona e Zidane, o cineasta Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão), o vocalista da banda U2 Bono Vox, a atriz Angelina Jolie, o nadador e recordista olímpico Michael Phelps, a modelo aposentada Gisele Bündchen e agora a cantora Selena Gomez.
Campanha Louis Vuitton Outono 2016
No dia 28 de maio de 2016, em
comemoração dos vinte e cinco anos da Louis Vuitton no Brasil, o Museu
de Arte Contemporânea em Niterói recebeu o desfile da coleção Cruise. Entre estrelas internacionais que marcaram presença, estavam a atriz Catharine Deneuve (Indochina), Léa Seydoux (007 Contra Spectre e Azul é a cor mais quente) e Alicia Vikander (vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme A Garota Dinamarquesa), além de Jaden Smith (A Procura da Felicidade e Karate Kid [releitura de 2010]), que é o atual garoto-propaganda da grife. Além das celebridades nacionais como Sabrina Sato, Alessandra Ambrósio, Marina Ruy Barbosa, Fernanda Mota e Cleo Pires.
Para se manter atualizada, a Louis
Vuitton realiza parcerias com diversos artistas contemporâneos, inovando
sempre que possível seus produtos. Entre eles estão Karl
Lagerfeld, Rei Kawakubo, Frank Gehry, Marc Newson, Christian Louboutin,
Cindy Sherman, Yayol Kusama, Eko Nugroho, El Seed e Eine.
DE PARIS PARA O MUNDO
Desde a década de 90 a Louis Vuitton faz parte do grupo LVMH,
que engloba também outras sessenta marcas. Atualmente a empresa é
comandada pelo CEO Michael Burke, tem mais de 450 lojas espalhadas pelos
seis continentes, quase vinte oficinas de produção, emprega mais de
trinta mil profissionais e a marca é avaliada em mais de 23 bilhões de dólares.
No Brasil, a Louis
Vuitton está presente há 26 anos. Desde da inauguração de sua primeira
loja no país, em 1989, na cidade de São Paulo, a grife constantemente
realiza algo na região. Não se sabe os números concretos, mas estima-se
que o lucro da marca em todas as lojas no Brasil seja superior a 20
milhões de dólares.
Em entrevista realizada em 2012, o ex-presidente mundial da Louis Vuitton Yves Carcelle declarou que os brasileiros estão entre os dez maiores compradores da marca.
A grife está presente em seis lojas no Brasil, localizadas em Brasília,
Curitiba, duas no Rio de Janeiro e duas em São Paulo e todas estão
alojadas em grandes shoppings.
Em relação às características da marca,
algo que se destaca é a sua tradução. A casa em que o Louis Vuitton
viveu com sua esposam filhos e descentes, no vilarejo de
Asnières-sur-Seine, próximo a Paris, continua não apenas conservada,
como em funcionamento.
O fundo da residência é o ateliê onde
são produzidos os itens mais preciosos da grife: os sob medida.
Atualmente quem cuida do departamento Special Orders é descendente direto da família, o Patrick Vuitton,
que é responsável pelos pedidos de qualquer lugar do planeta,
oferencedo aos clientes a encomenda – por mais extravagante e diferente
que seja – desejada. Nenhum dos produtos feitos nesse ateliê integra
alguma coleção da Louis Vuitton.
AUTENTICIDADE
Tão importante quanto, são os fatos da
marca não possuir franquias e que, para os funcionários, cada detalhe é
fundamental para a qualidade final do produto. Aliás,
uma característica que a difere de outras gigantes é a quantidade
reduzida de vendas online, que é oferecida apenas para oito países e
somente pequena parte do estoque. Tais ações, além de manterem uma
tradição secular, ajudam também a diminuir o risco de pirataria da
marca.
Mas “ajudam também a diminuir” não
significa “evitar”. A Louis Vuitton já afirmou que emprega uma equipe
com mais de cinquenta pessoas em uma espécie de estratégia anti-pirataria. Isso porque a empresa já enfrentou problemas com produtos falsificados.
O site eBay, por exemplo, perdeu na
justiça contra a Louis Vuitton, pois comercializa produtos não oficiais.
Já no início de 2016, a grife processou três vendedores chineses que
estavam vendendo cópias das mercadorias no site Taobao e pediu à Justiça
o encerramento das atividades ilegais na China e uma compensação
econômica de quase US$ 40.000.
Como saber se sua Bolsa Louis Vuitton é Original
Desde a fabricação de baús aos novos produtos, a Louis Vuitton trilhou um caminho rico em sua história de sofisticação. Não há ninguém que não reconheça o nome dessa marca e isso não aconteceu por acaso; com muita dedicação e trabalho, a Louis Vuitton se tornou a mais importante produtora de malas e bolsas do mundo,
porque ela não é simplesmente uma empresa: é uma lenda. De uma história
que perdura a mais de cem anos até hoje, Louis Vuitton sempre foi e
sempre será a grife responsável pela arte de viajar.
lentes de contato Entre os séculos XIV e XVI, as mudanças políticas e econômicas que se alastraram pela Europa foram acompanhadas por um novo movimento de natureza cultural e científica. O Renascimento, ou movimento renascentista, irrompeu a predominância dos valores eclesiásticos para estabelecer a preocupação expressa com os assuntos considerados terrenos. Dessa forma, vários pensadores, estudiosos e artistas voltaram a sua atenção para questões de cunho humano. Leonardo Da Vinci foi aclamado como um dos maiores expoentes dessa nova tendência. Dono de uma curiosidade voraz, esse italiano atuou em variados campos do conhecimento e da arte. Em alguns de seus manuscritos remanescentes temos a presença de propostas e invenções que falam sobre música, filosofia, botânica, escultura, pintura, urbanismo e engenharia. Atirando para todo o lado, ele acabou sendo um dos primeiros a teorizar uma solução para os problemas de visão. Por volta de 1508, ele i
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