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Red Bull é uma
bebida energética sem álcool que se tornou um
sucesso em mais de
140 países. Em
2006, foram vendidas mais de
3 bilhões de latas desse energético no
mundo.
Origens
A história da Red Bull se inicia em
1984, quando o empresário austríaco
Dietrich Mateschitz fez uma viagem de negócios à
Tailândia. Ao chegar a esse país asiático, Mateschitz começou a sofrer de
Jet Leg, um
distúrbio físico causado pela diferença de
fuso horário após uma longa viagem de avião. Então, casualmente, descobriu uma bebida chamada
Krating Daeng, que continha altas doses de
cafeína e uma substância estimulante chamada
taurina. A bebida não só curou seu Jet Leg como fez Mateschitz reparar que a mesma fazia um grande
sucesso local.
Ao perceber o
potencial do produto, Mateschitz decidiu levar amostras da bebida para a
Áustria e iniciar sua
fabricação em uma grande
escala industrial. Devido às altas doses de cafeína que há na fórmula e o receio de
efeitos colaterais no
organismo, a
autorização para a fabricação foi obtida somente três anos depois, mas a espera foi
recompensada.
Sucesso
O
sucesso foi
progressivo e contagiante a ponto de, atualmente, a Red Bull estar presente em cerca de
140 países e vender, em média,
3 bilhões de latas por ano. Além da novidade da bebida em si – com um sabor inusitado -, Mateschitz, aproveitando sua experiência e conhecimentos em
marketing, criou uma nova
estratégia a ponto de afirmar que “O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição”. Faz parte dessa estratégia a famosa
latinha da Red Bull, cujo
design inovador atraiu os consumidores. Seu rotulo com as cores
azul e prata é conhecido em
todo o mundo
Distribuição e comerciais
Aliado a isso, há um eficiente esquema de
distribuição que inclui
carros pintados com as cores dos rótulos das latas de Red Bull e a contratação de
universitários para serem
representantes da marca junto ao
público jovem. Aliás, é justamente esse mesmo público jovem que é o
alvo preferencial da companhia. Seus bem produzidos comerciais transmitem exatamente essa imagem de
juventude e de
emoções fortes associados ao produto que vão dos
esportes radicais à
cultura hip-hop.
Patentes, royalties e concorrência
A fórmula do energético Red Bull não é protegida por
patentes ou
royalties. Apesar disso ou devido a isso (há quem diga que faz parte de sua estratégia de marketing), a companhia não se vê ameaçada pela
concorrência – que inclui a poderosa
Coca-Cola - que lançou produtos similares, mas nenhum deles foi até agora capaz de derrubar o
reinado da empresa austríaca.
Esportes
Porém, a Red Bull não seria a Red Bull se não fossem pelos
esportes. A empresa patrocina
centenas de eventos de esportes e atletas do
planeta inteiro. Por um lado isso faz parte do marketing da empresa para com os
jovens, mas também é uma
influência direta de Dietrich Mateschitz, um
entusiasta das atividades esportivas, principalmente aquelas que envolvem
altas doses de adrenalina. Os esportes patrocinados pela Red Bull vão dos tradicionais
futebol, basquetebol, automobilismo, motociclismo, hóquei no gelo (esporte
popular na Áustria) até os mais inusitados como o
Speedride, uma mistura de
paraquedismo com
esqui na neve e o
Soapbox, que no
Brasil é chamado de
carrinho de rolimã.
As crianças e o mascote
Nos últimos tempos a Red Bull vem tentando conquistar o
público infantil. Nos jogos de futebol e em outros eventos, é comum a presença do
mascote da equipe, um
touro vermelho, o que acaba atraindo as
crianças . No Brasil, foi feito um concurso no
site do
Red Bull Brasil para se escolher o
nome do mascote que terminou por ganhar o nome de
Toro Loko.
Hoje
Atualmente, a Red Bull é uma verdadeira marca
global. É inclusive objeto de
estudos acadêmicos, mas, segundo o que diz em seu
site oficial brasileiro,
“Embora tudo isso seja bem interessante, a Red Bull não se envolve nesse tipo de especulação. O que conta é o que o consumidor pensa de Red Bull quando segura uma lata nas mãos”.
Vídeos com comerciais radicais da Red Bull (original em inglês)
http://rbbr.wordpress.com/historia-da-red-bull/
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