O Robô aspirador de pó ideal





O Robô aspirador de pó ideal





As rotinas estão cada dia mais corridas, mais tarefas para fazer e nem sempre temos tempo (e disposição) para as atividades e cuidados do lar.
Os aparelhos chamados de "smart" tem conquistado o mercado justamente por facilitar e muitas vezes até substituir as tarefas rotineiras. Um belo exemplo disto é o nosso assunto neste artigo, o robô aspirador de pó.
Vamos entender melhor sobre o aparelho.

Objetivo

Os robôs aspiradores de pó vem com o objetivo de varrer e aspirar as poeiras de uma forma que não precise de alguém os "direcionando" para o local da sujeira. A maioria dos modelos ainda possuem um sistema de esterilização, com a finalidade de combater os ácaros e bactérias.

Como funciona?




Não é a toa que esses aparelhos receberam o nome de robô. Possuindo um processador digno de smartphones potentes, conseguem criar rotas de navegação com a finalidade de passar pela maior área possível do local.Em baixo de sua base possuem escovas de borrachas giratórias que são responsáveis pela sucção de toda a sujeira.
Ainda possuem sensores ópticos, que identificam grandes objetos a uma certa distancia e desviam do mesmo, afim de evitar o contato e um possível estrago tanto dos móveis da casa, como do aparelho. Alguns modelos ainda possuem um controle remoto onde é possível criar rotas customizadas. Se quiser ainda é possivel você mesmo guiá-lo, como uma espécie de carrinho de controle remoto.
Se já não bastasse tudo isso, vale destacar ainda outros pontos bastante interessantes:
  1. Limpeza programável: é possível agendar o horário que o robô irá funcionar.
  2. Sensor de queda: Com seus sensores na parte de baixo, identifica quando se tem uma certa altura pela frente, evitando assim tombos do aparelho.
  3. Leve e compacto: A maioria das marcas não passam de 50cm de circunferência e o peso tende a ser bem inferior aos aspiradores comuns.

O que levar em consideração?




Para chegarmos a conclusão do melhor robô aspirador, nossa análise se baseou nos seguintes quesitos:
  1. Capacidade de armazenamento da sujeira
  2. Potência do aparelho
  3. Programação: Alguns modelos possuem agendamento de hora do início do robô. Ideal para quem pretende utilizá-lo em horários que não possui gente em casa
  4. Parede virtual: Útil para quem pretende delimitar a área a ser trabalhada.
  5. Autonomia de bateria
  6. Custo x benefício: Iremos restringir a análise a aparelhos com um custo considerado médio/baixo. Existem aspiradores automatizados com preços de até R$ 9.000 mas pelo seu alto custo, cita-los não será a intenção desta análise.

MELHORES MODELOS





5º Robô Aspirador de Pó Roomba 621 - iRobot

Em 4º lugar colocamos o modelo de entrada da empresa com maior Know How do assunto no mundo! Estamos falando da iRobot, empresa americana com foco em robótica doméstica.
roomba 621
Em termos de precisão e qualidade da sua limpeza, praticamente não há reclamação do público que o utiliza. Seu processador é considerado o melhores até hoje desenvolvidos no mundo dos robôs aspiradores.
Sua desvantagem em relação aos demais é a falta de programação e agendamento do serviço, bem como os acessórios  como o controle remoto e parede virtual, que facilitam a tarefa (veremos mais detalhes a seguir).
Para quem pretende utilizá-lo em horários que não se tenha ninguém em casa, este pode não ser a melhor opção.

4º Robô Aspirador de Pó 3 em 1 - Xrobot HomeUP

Se você procura um produto mais em conta, pense com carinho  no modelo desenvolvido pela Xrobot.
Custando em torno de R$ 600,00 (um terço do preço do nosso primeiro lugar) este modelo é um dos melhores custo x benefício.
Claro que não podemos exigir tamanha a tecnologia que temos nos demais citados. Sua principal crítica por parte de seus usuários é a falta de uma programação mais "inteligente". Há alguns relatos de aparelhos presos em cantos do cômodo por um erro de leitura de seus sensores de proximidade, que em alguns casos têm dificuldade de reconhecer móveis escuros.
Nada que tire a eficiência do aparelho, mas caso opte por este modelo, é bom ficar atento enquanto ele trabalha.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios