XEROX

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !! XEROX

Imprimir com definição. Scanear com qualidade. Digitalizar com perfeição. Xerocar. Copiar com cores vivas e muita nitidez. Quando o assunto é imagens não existe especialista maior no mundo que a marca XEROX.
-


A história
Chester Carlson nasceu em fevereiro de 1906, num lar desafortunado. Graduou-se em química e, pouco mais tarde, conquistou um diploma de físico no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Depois de uma breve passagem como engenheiro pesquisador da Bell Telephone, onde ganhava um salário de US$ 35 por semana, foi trabalhar na seção de patentes da empresa de produtos eletrônicos P.R. Mallory and Company em Nova York. A história da XEROX começou quando em um dia normal de trabalho ele notou que o número de cópias de especificações de patentes disponíveis em sua seção nunca era suficiente para atender à demanda. Havia sempre necessidade de mais cópias. E pior: não existia no mercado método rápido e seguro de se obter cópias em quantidade e com qualidade aceitável. Começava a nascer um inventor.
-



-


Obstinado passou meses lendo todas as noites, na Biblioteca Pública de Nova York, tudo o que podia encontrar sobre processos de reprodução de imagens. Toda sua energia criadora se fixaria num capítulo que freqüentava somente as páginas teóricas dos manuais: a fotocondutividade. Na manhã do dia 22 de outubro de 1938, numa saleta do segundo andar de um edifício do bairro de Astoria, onde instalara seu improvisado laboratório, ele criou o processo que mais tarde se tornaria célebre em todo o mundo, sob a marca XEROX. Ele e seu assistente, o físico alemão Otto Kornei, cobriram uma placa de zinco com uma fina camada de enxofre. Em seguida, escreveram com tinta comum, sobre uma lâmina de vidro, os dizeres “10-22-38 ASTORIA”. Esfregaram com um lenço de algodão a placa metálica que se tornou carregada de eletricidade estática. Depois dessa operação, colocou a lâmina de vidro sobre a placa metálica e expôs o conjunto à luz de um refletor. Os raios de luz, conforme previa a teoria, drenaram toda a carga elétrica da chapa metálica deixando incólumes somente às regiões cobertas pela tinta dos dizeres, ou que serviu como uma máscara contra os efeitos dos raios luminosos. Retirada a lâmina de vidro, Carlson pulverizou a placa metálica com um pó conhecido como licopódio. Imediatamente, os dizeres “10-22-38 ASTORIA” se tornaram visíveis. E, para alegria dos dois pesquisadores, quando uma folha de papel foi pressionada contra a superfície metálica, a inscrição transferiu-se para ela. Essa foi a primeira cópia xerográfica do mundo.-


-Em 1942, já se podia colher sinais de que o jovem inventor não blefava. No dia 6 de outubro daquele ano conseguiu a patente para seu invento, que recebeu o número 2297691. Passados dois anos, Carlson finalmente convenceu os diretores de uma organização de pesquisa sem fins lucrativos a selar com ele um contrato que lhe dava recursos para comercializar o invento. A duras penas, conseguiu US$ 15 mil e com eles manteve sua parte no bolo que então começava a crescer. Em 1947, sua sorte começaria a mudar. O Batelle Memorial Institute celebrou um acordo com uma pequena empresa chamada Haloid, fundada em 1906 na cidade de Rochester em Nova York, que se dedicava a fabricar papel fotográfico. A Haloid conquistou o direito de desenvolver o que seriam as máquinas xerográficas. Seu estilo de vida e de trabalho e seus exemplos marcariam a pequena Haloid em sua trajetória rumo à XEROX. O próprio nome Xerox nasceria na era Haloid. O instituto e seus novos sócios concordaram que a palavra “eletrofotografia” tinha pouco apelo mercadológico e decidiram alterá-lo. Por sugestão de um professor de línguas clássicas da universidade de Ohio, mudou-se a denominação do invento de Carlson para xerografia, do grego xerox = seco e grafia = escrita. Tinha-se um nome, mas não um produto.-


-A Haloid inventou a palavra Xerox para as novas copiadoras e, em 1948, a palavra tornou-se marca registrada. No final da década de 40, John H. Dessauer, chefe de pesquisas, Chester Carlson e Joseph C. Wilson, presidente da empresa, fizeram uma exibição pública da Xeroxprinter. Tratava-se de um tosco aparelho xerográfico capaz de imprimir papel disposto em rolos dentro da máquina. O aparelho ganhou enorme publicidade, porém jamais foi comercializado. A primeira das máquinas xerográficas a ganhar as prateleiras veio à luz somente em 1949 quando foi introduzida a primeira copiadora. Inspirada pelo sucesso modesto inicial de suas copiadoras, a empresa mudou seu nome em 1958 para Haloid Xerox Inc. Nesta época, estava em gestação, nos laboratórios da empresa, o protótipo do que seria um dos produtos mais bem sucedidos da moderna era industrial: a Xerox 914, que o mundo veio a conhecer no outono de 1959. A designação 914, vinha do fato dela ser capaz de fazer cópias originais de até 9 por 14 polegadas. Foi um estrondoso sucesso e impulsionou os balanços da empresa para a órbita ocupada pelas grandes corporações dos Estados Unidos. A empresa tornou-se Xerox Corporation em 1961 após ampla aceitação da Xerox 914, a primeira copiadora automática para escritório que utilizava papel comum. No ano seguinte, a copiadora 813 seria lançada e imediatamente transformada num sucesso de vendas. O mesmo se passaria com o modelo 2400, batizado assim em razão do número de cópias que podia reproduzir em uma hora. Em todas elas, o espírito de Chester Carlson esteve presente. Da inquietação de Carlson com tal estado de coisas surgiu a xerografia, o mais avançado processo de reprodução de imagens até hoje colocado à disposição do homem, que permite copiar a seco, em papel comum, qualquer original. Uma idéia singela que ganharia notoriedade mundial com o correr dos anos, mudando o dia-a-dia de milhões de pessoas. Uma idéia cujo formulador se tornaria um rico empresário e inventor de méritos reconhecidos universalmente e sobre cuja força se assentaria uma empresa dona de uma marca conhecida ao redor do planeta.
-



-
O novo século foi marcado pela crise e a ressurreição da empresa. Em todo o mundo a XEROX amargou, desde 2001, uma forte queda de venda, associada a uma enorme crise de liquidez, causada pela necessidade de pagar nos Estados Unidos uma multa de US$ 10 milhões por erros contábeis, a maior da história por violação aos informes financeiros. Isso forçou a mudança de foco. O slogan da empresa passou a ser The Document Company. O aluguel de máquinas copiadoras passou ao segundo plano. A XEROX passou a se dedicar à venda de equipamentos (sobretudo de grande porte) e à prestação de serviços em larga escala. E assim a situação de crise começou a ser revertida. A XEROX que saiu da crise está mais sólida, mas ainda luta para não ser uma cópia pálida de si mesma.
-
-A linha do tempo
1960

● Inauguração do Centro de Pesquisa e Engenharia (Research and Engineering Center) em Webster, Nova York.1970● Inauguração do famoso Xerox Palo Alto Research Center na cidade de Palo Alto na Califórnia. Atualmente este centro de pesquisa é um dos mais modernos do mundo.
● Lançamento da impressora eletrostática.
1977
● Lançamento da Xerox 9700, primeira impressora laser do mercado.
1980
● Inauguração da primeira loja XEROX nos Estados Unidos.1983● Introdução da primeira copiadora digital colorida para impressão em tamanhos grandes.
1990
● Anúncio do programa de satisfação total (Total Satisfaction Guarantee) para todos os seus produtos.
1991
● Início do programa de coleta e reciclagem dos cartuchos das copiadoras e impressoras.● Lançamento do papel reciclável para ser utilizado em seus produtos.
2002
● Lançamento do DocuColour IGEN3, equipamento de impressão digital de 100ppm full-colour.
-



-O lendário PARC
Visto de fora, o lendário Centro de Pesquisas da XEROX, conhecido como PALO ALTO RESEARCH CENTER (PARC), localizado em Palo Alto na Califórnia é um lugar discreto, não muito diferente dos colégios da vizinhança, distribuídos ao longo da gigantesca avenida El Camino Real, que cruza o território californiano por uma rota aberta por frades pioneiros do velho oeste. Lá dentro, no lugar do esperado visual high-tech, paredes decoradas com desenhos feitos por crianças estrangeiras. Boxeadores pintados por um russo de 9 anos, jogadores de tênis de mesa esboçados por uma chinesa de 11 anos e assim por diante. Nada ali sugere o primeiro grande centro de pesquisas em computação pessoal da história. Local onde nasceu o ALTO, considerado o primeiro computador pessoal digno deste nome, lançado em 1973, quando o bilionário Bill Gates era calouro na Universidade de Harvard e Steve Jobs perambulava pela Índia em busca de iluminação divina. O lugar é uma espécie de “Meca da Cultura Tecnológica”.
- -Índia em busca de iluminação divina. O lugar é uma espécie de “Meca da Cultura Tecnológica”. Toda vez que você clica com um mouse sobre um ícone ou abre uma janela na tela do computador, você está usando tecnologia inventada no PARC. O pop e já serviu de cenário para o filme “Piratas da Informática”, que romanceia a rapinagem, com as bênçãos da XEROX, de algumas tecnologias pela dupla Gates e Jobs. O PARC foi criado em 1970 como um laboratório de pesquisa para abastecer a Science Data Systems, empresa de informática comprada pela XEROX em 1969 por US$ 918 milhões, uma das maiores transações da história até aquele momento. Nos meses seguintes, a nata dos pesquisadores dedicados a ciência da computação, já estava reunida em Palo Alto. Todos arregimentados e regidos por Bob Taylor, chefe do Laboratório de Ciências da Computação (LCC) da empresa. Foi nesse tempo que se cunhou o bordão que o caracterizaria para sempre: “O melhor modo de prever o futuro é inventá-lo”.
- -O PARC contabiliza 55 mil patentes ao longo de sua história, e atualmente 5 mil cientistas e engenheiros contratados trabalham com um orçamento de US$ 1.5 milhões para pesquisas e desenvolvimento. Para aproveitar essa oferta de cérebros, a XEROX mantêm colaboração com universidades da América do Norte, Europa, Rússia, China e Índia, além de parcerias com outras empresas na área eletromecânica e uma aliança com a Universidade de Alberta, no Canadá, focada em nanotecnologia. Somente 50% dos negócios originados no PARC são para a XEROX. Os demais são projetos de parceiros. Isso é possível porque, em 2002, o centro de pesquisas foi separado da empresa, tornando-se uma empresa praticamente independente. O modelo evoluiu e, desde 2005, o PARC, presidido por Marc Bernstein, funciona também como uma incubadora de empresas embrionárias.
- -

Uma empresa inovadoraA XEROX é considerada uma das mais inovadoras empresas globais, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias como o mouse, a interface gráfica, o padrão de rede ethernet e, mais recentemente, diodos orgânicos de emissão de luz (OLED) e o papel digital (Gyricon), dois componentes potencialmente revolucionários na arquitetura de interação homem-máquina-informação. A empresa investe quase US$ 1 bilhão anualmente em pesquisas.
-



-O nome
A marca XEROX ficou tão associada à idéia de fotocópia que é comum o uso da palavra xerox como sinônimo de máquina fotocopiadora ou como verbo significando fazer uma fotocópia, nos Estados Unidos e em muitos outros países. Também é comum, no Brasil, o uso da palavra como sinônimo de máquina fotocopiadora ou de fotocópia, assim como o uso do verbo xerocar como sinônimo de fazer uma fotocópia. Entretanto, a empresa não endossa o uso da palavra xerox nesses casos. A prinipal preocupação é que a palavra se torne uma trademark genérica, implicando em riscos aos direitos sobre a marca.-
A evolução visual
Durante sua longa e rica história a XEROX já possuiu inúmeros logotipos. A palavra XEROX apareceu somente no logotipo de 1948. Mais de uma década depois, em 1961, surgiu o logotipo, em azul, com a tipologia utilizada até 2007, que a partir de 1994 adotou oficialmente a cor vermelha.-
-
No começo de 2008, a XEROX anunciou o seu novo logotipo que marcava o novo posicionamento da empresa no mercado. O nome da empresa em vermelho, usado por 14 anos em diferentes versões, foi trocado por uma versão em letras minúsculas, acompanhado por uma esfera vermelha marcada por um “X” branco com traços prateados. A adoção de novo logotipo tem como objetivo desvincular da imagem de fabricante de copiadoras e destacar seus outros produtos, como softwares e impressoras coloridas, refletindo o novo posicionamento da empresa de inovação digital e facilidade de conexões.-
-Os slogansIt’s a miracle. (1975)
Putting It Together. (1990)
The Document Company. (1994)
A New Way to Look at It. (2002)Technology. Document Management. Consulting Services.
- -
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 1906● Fundador: Chester Carlson
● Sede mundial: Norwalk, Connecticut● Proprietário da marca: Xerox Corporation
● Capital aberto: Sim (1936)
● Chairman & CEO: Anne M. Mulcahy● Presidente: Ursula Burns
● Faturamento: US$ 17.6 bilhões (2008)



● Lucro: US$ 230 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 8.2 bilhões (setembro/2009)
● Valor da marca: US$ 6.431 bilhões (2009)
● Presença global: + 130 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 61.000
● Segmento: Tecnologia da informação e documentação● Principais produtos: Copiadoras, impressoras, scanners
● Ícones: O “X” de seu logotipo
● Slogan: Technology. Document Management. Consulting Services.● Website: www.xerox.com
-O valorSegundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca XEROX está avaliada em US$ 6.431 bilhões, ocupando a posição de número 56 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 147 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
-A marca no mundoA empresa mantém operações em cerca de 130 países empregando 61 mil funcionários, tendo faturamento superior a US$ 17 bilhões. A XEROX é a líder global no negócio de gerenciamento de documentos, oferecendo a mais inovadora gama de produtos, serviços e soluções para documentos da indústria.-
Você sabia?
● Cerca de 25% de toda a receita com as vendas de equipamentos xerox são resultantes de equipamento em cores.
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA