Evolução dos logos de montadoras de carros

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vamos dar uma olhada nas histórias fascinantes por trás dos logos de alguns dos carros mais populares do mundo:




AUDI







O engenheiro alemão August Horch, que costumava trabalhar para Karl Benz, fundou sua própria empresa automobilística A. Horch & Cie, em 1899. Uma década depois, ele foi forçado a sair de sua própria empresa e criar uma nova empresa em outra cidade e continuou usando a marca Horch. Seus antigos parceiros processaram-o, e August Horch foi forçado a procurar um novo nome.

Quando Horch estava conversando com seu parceiro comercial Franz Fikentscher no apartamento de Franz, o filho de Franz surgiu com o nome da Audi:

Durante essa reunião, o filho de Franz estava estudando latim calmamente em um canto da sala. Várias vezes parecia que ele estava à beira de dizer alguma coisa, mas só iria engolir as suas palavras e continuar trabalhando, até que finalmente ele deixou escapar: "Pai - pars audiatur et alte ..não seria uma boa idéia de chamá-lo de vez audi de Horch? ". "Horch!" em alemão significa "Hark!" ou "ouvir", que é "Audi", em latim. A idéia foi muito bem aceita por todos os presentes na reunião.
E assim Audiwerke GmbH nasceu em 1910. Em 1932, quatro fabricantes de automóveis Audi, Horch, DKW e Wanderer fundiram para formar a Auto Union. O logotipo da Auto Union, quatro anéis interligados que mais tarde se tornaria o logotipo da Audi moderna, foi utilizado apenas em corridas automobilísticas - as quatro fábricas continuaram a produzir carros sob seus próprios nomes e emblemas.




Avançando para 1985 (pulando um monte de história), a Auto Union, em última análise, se tornou a Audi que hoje conhecemos.

FIAT




Fiat, Fabbrica Italiana Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim), foi fundada em 1899 por um grupo de investidores, incluindo Giovanni Agnelli, que mais tarde se tornou o seu Diretor Geral. Agnelli comprou suas ações por US $ 400. E depois que valeram milhões, houve uma gestão de Agnelli da Fiat desde então. Independentemente ou talvez por causa da sua riqueza, o clã Agnelli permaneceu um grupo rebelde e complicada de pessoas.

Supostamente, o logo Fiat famoso "rabiscar azulejos" da década de 1960 foi projetado pelo designer da empresa, chefe que estava dirigindo perto da fábrica da Fiat durante uma queda de energia e viu um esboço do sinal da fábrica de néon contra o céu escuro.
FORD




A maioria das pessoas sabe que a Ford foi fundada por (quem mais?) Henry Ford. O que a maioria das pessoas não sabia era que esta era sua terceira empresa automobilística. Ford trabalhava com carros, juntamente com Thomas Edson (o inventor da lâmpada), e deixou para fundar sua companhia automobilística em primeiro lugar, a Detroit Automobile Company, que faliu em apenas 2 anos. Ele então construiu um carro de corrida e fundou a Henry Ford Company. Ford deixou que um pouco depois de um ano a empresa se torna-se Cadillac.

Em 1902, a Ford passou a criar sua terceira empresa automobilística, a Ford & Malcomson, Ltd., e quase faliu, quando as vendas eram lentas, já que foi incapaz de pagar suas contas de John e Horace Dodge, que forneceram as peças. Uma parceira da Ford contratou um grupo de investidores, renomeando a empresa para Ford Motor Company.

Em 1909, Childe Harold Wills, primeiro engenheiro chefe e designer (que também ajudou a projetar o Modelo T), emprestou um script fonte que ele criou para fazer seu próprio cartão de visita, para criar o logotipo Ford. O famoso azul oval foi adicionado mais tarde para o Modelo A 1927 - permanecendo em uso até hoje.



MITSUBISHI




Em 1854, no Japão feudal, um homem chamado Yataro Iwasaki, filho de um fazendeiro da província cujo avô vendeu da família para liquidar algumas dívidas, começou sua carreira com o pé errado: ele foi chamado em casa da escola quando tinha 19 anos quando seu pai foi ferido em uma disputa com o líder da aldeia. Um magistrado local perguntou a Iwasaki o caso ocorrido, e quando se recusou, o homem o acusou de corrupção, e Iwasaki foi imediatamente preso por sete meses.

Avançando para 1868: Iwasaki estava trabalhando para o clã “Tosa” quando a Restauração Meiji aboliu o sistema do Japão feudal. Ele adquiriu Tsukumo Shokai, as empresas do clã Tosa de envio e rebatizou de Mitsubishi em 1873.

Em uma quarta geração Iwasaki, um homem chamado Kayota Iwasaki, transformou a Mitsubishi em um grupo gigante corporativo, que incluiu uma empresa de fabricação de automóveis, a Mitsubishi Motors.

O nome Mitsubishi foi uma combinação das palavras "mitsu" (três) e "hishi" (água castanha, utilizado no Japão para significar um rombo ou uma forma de diamante). A tradução oficial do nome era "três diamantes".

O logotipo da Mitsubishi foi uma combinação do brasão da família Iwasaki, três diamantes empilhados, e a crista de três folhas do clã Tosa.



PEUGEOT




Peugeot teve seu início em 1812 em Montbeliard, na França, quando dois irmãos, Jean-Pierre e Jean-Frédéric Peugeot converteram seus moinhos de vento em uma usina siderúrgica. Seus primeiros produtos foram aço laminado, lâminas de serra e molas de relógio, bem como as hastes de aço cilíndrica. Durante décadas, os negócios da família Peugeot eram baseadas em produtos metálicos, máquinas-ferramentas, vestidos de crinolina, guarda-chuvas, rodas raiadas, ferros, máquinas de costura, bicicletas, etc.

De fato, a entrada da Peugeot no negócio do automóvel foi por meio de bicicletas. Na época, a empresa foi uma das maiores fabricantes de bicicletas na França. Em 1889, Armand Peugeot criou o primeiro carro da empresa a vapor. Um ano depois, ele abandonou a vapor em favor do motor de combustão interna movidos a gás após a reunião Gottlieb Daimler.

O logotipo “leão” foi desenhado pelo joalheiro e pela gravadora Justin Blazer em 1847. Foi baseado na bandeira do Région Franche-Comté. O logo foi estampado em dispositivos da siderúrgica Peugeot para denotar a qualidade do seu aço. Armand Levou 14 anos para convencer sua família que os carros poderiam ser máquinas de fazer dinheiro. Só então é que lhe permitiram utilizar o logotipo do leão da Peugeot



RENAULT




Louis Renault tinha 21 anos quando ele fez o seu primeiro carro no quintal da casa de seu pai. Ele logo teve ordens para criar carros, assim, em 1898, junto com seus irmãos e amigos, Louis abriu a empresa Société Renault Frères em Boulogne-Billancourt, França.

O primeiro logotipo Renault, traçada em 1900 mostrava as três iniciais dos irmãos Renault: Louis, Fernando e Marcel. Em 1906, o logotipo mudou para um front-end de um automóvel fechado em uma roda de engrenagem.

Durante a I Guerra Mundial, a Renault fabricados tanques leves para os Aliados chamados de Renault FT-17. Este era tão popular que, após a guerra, a Renault mudou realmente o seu logotipo em um tanque. A forma de diamante foi introduzida em 1925 e permaneceu até hoje. O logotipo da Renault moderno foi criado em 1972 por Victor Vasarely.



Renault FT-17 tanque, impulsionado pelas tropas americanas.


VOLKSWAGEN




Volkswagen (do alemão "Carro do Povo") traça a sua história direto para o vilão da Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler.

Aqui está a versão curta da história: Após a I Guerra Mundial, a economia da Alemanha foi abalada, e os carros passaram a custar mais do que a maioria das pessoas podiam pagar. Quando Hitler subiu ao poder e se tornou chanceler, ele falou de sua idéia de criar um carro novo e acessível.

Ao mesmo tempo, Ferdinand Porsche (sim, a marca Porsche) foi projetar um esquisito, mas barato carro (que mais tarde se tornaria o Fusca). Porsche reuniu-se com Hitler em 1934, que pediu para o carro ter as seguintes especificações: deverá ter uma velocidade máxima de 100 km/h (62 mph), um consumo de combustível de 42 mpg, e poderia transportar 2 adultos e 3 crianças. Ele disse que o carro deveria parecer uma Maikaefer – (um besouro) e até Porsche deu um esboço do projeto básico. Porsche prometeu entregar o projeto, com os protótipos a serem construídos pela Daimler-Benz.

Em 1937, a Gesellschaft zur Vorbereitung des Deutschen Volkswagen mbH foi criada (que se tornou simplesmente Volkswagenwerk GmbH, um ano depois). Em 1938, Hitler abriu a fábrica da Volkswagen financiada pelo Estado em Wolfsburg, que estava a produzir o KdF-Wagen (Kraft durch Freude, que significa "força através da alegria"). Poucos foram realmente construídos, em vez disso, a fábrica (empregando trabalho forçado) produziu carros militares.



Mais tarde foi descoberto que Hitler tinha isso em mente o tempo todo. Ele acrescentou uma especificação extra que era segredo: o carro deveria ser capaz de transportar 3 homens, uma metralhadora e munição.

Depois que a Alemanha foi derrotada na II Guerra Mundial, os britânicos tomaram a fábrica da Volkswagen e da KdF-Wagen, e foi rebatizado o Fusca. Os ingleses, então, procuraram vender a empresa - em primeiro lugar eles perguntaram a Ford Motor Company, em seguida, o Governo francês, outros fabricantes de automóveis britânicos e, por último, a Fiat. Todos recusaram essa "oferta livre" porque pensaram que o projeto do Fusca foi inferior e que a empresa seria uma fuga de dinheiro.

Assim, os ingleses deram a empresa Volkswagen de volta ao governo alemão, em uma relação de confiança. Mais tarde, tendo vendido mais de 21 milhões de carros, o Fusca seria um dos carros do mundo mais vendido de sempre.

O logotipo da VW em si foi supostamente concebido por Franz Xavier Reimspiess, um empregado da Porsche, durante uma competição de design do escritório. Foi dado um pagamento único de 100 marcos (cerca de US $ 400).



Algumas outras montadoras:

ASTON MARTIN




MERCEDES BENZ



MAZDA



BMW


Cadillac
Saab


Buick

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