Máquina de lavar roupa historia

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !!

Máquina de lavar roupa é uma máquina projetada para limpeza de roupas, geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e onde um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas.

Antigo modelo de máquina de lavar roupa alemã

Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, à partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen's Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.


Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano A.J.Fischer, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.




    • Máquinas modernas**
As máquinas contemporâneas são fabricadas em dois modelos basicos, com abertura frontal ou abertura superior. As com abertura superior, mais populares nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e parte da Europa, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima. As máquinas com abertura frontal, mais populares na Europa e no Oriente Médio, possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro.
Ambos os modelos tem a capacidade de lavar automaticamente, propelidos por motor elétrico, executando ciclos de lavagem, enxágüe e centrifugação pré programados de acordo com o tipo de roupa. O uso de componentes eletrônicos digitais atualmente substituem complexos sistemas mecânicos usados anteriormente para controlar a lavagem. Ligadas a um ponto de força elétrica, um ponto de entrada de água e uma saída para a água servida, com timer programável e depósito de sabão e amaciante, trabalham sem supervisão, lavando, enxaguando e retirando o excesso de água por centrifugação. Algumas máquinas mais modernas também secam a roupa com ar quente apos a lavagem. Podem ainda ter seu comando eletrônico ligado à uma rede de computadores, permitindo acompanhamento e comando pela Internet.

Curiosidades

  • Pequenos agricultores que trabalham com hidroponia (cultivo na água) costumam usar peças de máquinas de lavar roupa, como motores, bombas, timer e válvulas de controle de fluxo para automatizar equipamentos de irrigação, pelo baixo preço, facilidade de encontrar e confiabilidade mecânica.


  • No modo centrifugar o cilindro ou tambor chega a girar a mais de 1.000 rotações por minuto, gerando grande força centrifuga. Se a máquina estiver com pouca roupa dentro pode ficar excêntrica e apresentar grande vibração ou sair andando pelo chão. O correto é colocar uma quantidade de roupa próxima da capacidade máxima, e distribuir bem pelo cilindro. Máquinas mais modernas possuem contrapesos para compensar a vibração.
  • Excesso de sabão é prejudicial à bomba de água da máquina, que trabalha forçada com muita espuma, e prejudica o meio ambiente, por poluir a água.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tenho uma destas maquinas modernas com abertura frontal que você falou, a maquina é muito eficiente. Vale a pena ter uma dessas!

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios