PIMENTA HISTORIA

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !! PIMENTA HISTORIA






Originárias da América do Sul, Central e do México, as pimentas frescas da família Caspicum são hoje cada vez mais apreciadas por todos os povos. Suas cores vibrantes - amarelo, laranja, vermelho, verde e violeta - e os formatos diferentes são característica que acentuam a deliciosa sensação de ardor que elas provocam em contato com as papilas. Dedo-de-moça, malagueta, chili, de-caiena, cambuci e tantos outros nomes de espécies selvagens ou cultivadas trazem o elemento que faz as pimentas "pegar fogo": o óleo volátil capsaína. Ele fica concentrado principalmente nas sementes, nos veios e nas membranas do vegetal.



Pertencentes à família das solanáceas, como a batata, o tomate, a berinjela, o jiló e o pimentão, as pimentas são difíceis de ser classificadas, já que sua polinização por meio do ar atravessa locais distantes e a plana cresce com facilidade. Por esse motivo, as mais de 100 espécies recebem nomes diversos por onde são espalhadas. Em 1911 foi criada uma escala de zero a dez (medida em unidades Scoville), para medir o ardor das espécies, que variam muito dependendo das condições e do local em que se desenvolvem. O México possui a maior concentração de tipos, entre eles a habañero, considerada um das maios ardidas do mundo.



Navegadores espanhóis e portugueses recém chegados às Américas tiveram uma surpresa ao encontrar uma pimenta bem menor e com um fruto mais ardido, diferente da que buscavam, pimenta -do- reino ( Piperr nigrum), valorizada no comércio da época. Cristóvão Colombo, em 1492, foi quem levou as amostras ardidas para a Europa. No Brasil, no século XVI, expedições relatam o cultivo pelos índios tipos de pimenta, entre elas a malagueta, que usavam no acompanhamento de farinha e peixe, hábito que dura até hoje. Na língua tupi, as pimentas recebem nomes com cumari ou quiía, dependendo da variedade. Em geral, as pimentinhas têm doses de vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e fósforo. Podem ser frescas, secas, em conservas ou em molhos, e, se consumidas em moderação, ativam a digestão e o metabolismo, têm efeito estimulante e descongestionante. Mas em excesso podem causar irritação no aparelho digestivo, úlcera, e colite. A capsaína possui também efeito de queimadura na pele e nos olhos.



Para evitar danos, é preciso tomar cuidado na hora de manuseá-las. Nunca se deve colocar as mãos com pimenta no rosto e principalmente perto da mucosa da boca. Para quem tem pele sensível, o melhor é usar luvas de plástico. Escolha sempre as pimentas com casca lisa, brilhante, com o cabinho intacto. É sinal de fresco. E como tamanho não é documento - geralmente as menores são as mais ardidas - aprenda a usá-las com moderação. Coloque pimenta aos poucos nas preparações, observando, assim, seu grau de satisfação com ela. Os resultados são fantásticos. Em carnes, cozidos, molhos, sopas, peixes elas combinam bem. E, para quem exagerou na dose, saiba que água ou cerveja são péssimos antídotos e provocam sensação enganosa de alívio. Leite e alguns derivados como iogurtes, sorvetes e a banana é que aliviam as mucosas.

Tipos de Pimenta




- Pimenta Calabresa:É obtida a partir da desidratação e flocagem da pimenta vermelha. Muito usada na culinária brasileira, principalmente na elaboração de linguiças e outros embutidos, que ficam com um sabor mais picante. - Pimenta Chile:Cultivada pela primeira vez no México, é uma das 150 variedades da malagueta. Usa-se seca, substituindo a pimenta vermelha fresca, mas com moderação, pois seu ardume é intenso, porém saboroso.
- Pimenta Habanero:Em forma de lanterna, é a mais forte das pimentas e seu sabor persiste bastante na boca. As cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. Originária do Caribe e da costa norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É usada fresca, seca ou em molhos bem diluída.




- Pimenta da Jamaica:Encontra-se em forma de baga, usada preferencialmente moída na hora. Aplica-se bem em conservas, marinadas, carnes de caça, charcutaria, doces, tortas e pudins, devido ao seu sabor pouco picante e ligeiramente adocicado.
- Pimenta de Cheiro:Esta é uma das duas principais pimentas usadas na culinária brasileira. Conhecida também como pimenta bode, típica da culinária baiana e nordestina.
- Pimenta do Reino:É a baga de uma trepadeira, cultivada nas regiões norte e nordeste do Brasil. É considerada a rainha das especiarias. Pode ser usada inteira ou moída na hora. É encontrada nas variedades branca, preta ou verde.
- Pimenta Caiena:É uma variedade da malagueta. Além de saborosa, é uma pimenta que concentra a maior quantidade de vitaminas. Em pó, é usada em pratos que pedem um sabor mais picante.




- Pimenta Cumari:Pimenta verde pequena, muito picante e ligeiramente amarga, vendida fresca e em conserva. É brasileira nativa, mas pode ser encontrada também na Itália.
- Pimenta Jalapeno:Pequena pimenta de sabor picante e coloração verde ou vermelha quando madura, sendo amplamente utilizada na culinária mexicana. Esta pimenta é muito popular não só pelo seu sabor mas também pela facilidade com que suas sementes são removidas.
- Pimenta Malagueta: Ideal para feijoada. Altamente picante, é uma das mais populares no país, medindo de 2 a 3 cm de comprimento.
- Pimenta Dedo-de-moça:Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é também bastante difundida no Brasil. Presta-se a uma grande variedade de pratos. Saborosa, integra molhos e acompanha peixes.
- Pimenta Síria:Usada para condimentar pratos da culinária árabe, como carne de esfiha, quibe, recheio de charuto, legumes, entre outros.





Pimentas - Tipos I
Pimenta Americana
Pimenta Americana ou Doce
Apresenta frutos alongados de cor verde intenso e brilhante. É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão. 
Pimenta Americana
Pimenta Branca
A pimenta branca é a pimenta do reino madura e seca que é descascada.
Bem menos picante do que a pimenta preta é encontrada em pó ou em sementes.
É utilizada em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras e no tempero de saladas. 
Pimenta Americana
Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade
Apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de campânula ou sino.
De pungência doce e aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos. 
Pimenta Americana
Pimenta Chili
Proveniente do México, é uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.  
Pimenta Americana
Pimenta Cumari
É uma pimenta pequeninha, muito picante, ligeiramente amarga e baixo aroma.
Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verde (imaturos) e vermelho (maduros). Encontra-se fresca ou em conserva. 
Pimenta Americana
Pimenta Cumari-do-Pará
Similar à pimenta cumari, apresenta frutos arredondados ou ovalados, verde (imaturos) e amarelo (maduros). De pungência picante alto e aroma forte é utilizada principalmente em conservas. 
Pimenta Americana
Pimenta Dedo-de-Moça
Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo no nome de pimenta calabresa.
É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos. 
Pimenta Americana
Pimenta Habanero
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho. 
Pimenta Americana
Pimenta Jalapeno
Originária do México, apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros. É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó.
Bastante popular no México e Estados Unidos seu nomo é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.
Pimenta Americana
Pimenta Malagueta
Apresenta variedades com pugência de médio a alto e baixo aroma e frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé. 
Pimenta Americana
Pimenta-da-Jamaica
Semente aromática, nativa das Américas e do Oriente que se encontra em pó ou grãos. É pouco picante e ligeiramente adocicada. De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz-moscada, o cravo e a canela. É utilizada em conservas de legumes, carnes de caça, frutos do mar, alguns patês, doces, tortas e pudins.  
Pimenta Americana
Pimenta-de-Bode
Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga. Sua pugência é alta e seu aroma também. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho e quando maduros, principalmente em conservas.  
Pimenta Americana
Pimenta-de-Cheiro
Apresenta frutos alongado, arredondado, triangular, campanulado e retangular. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto quando maduros. Existem variedades com pugência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.
Pimenta típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós. 
Pimenta Americana
Pimenta-do-Reino
A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo.  Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante.
Originária das florestas equatoriais da Ásia, principalmente Índia, apresenta coloração verde (imaturas) e vermelha (maduras).
Seca ou conservada em salmoura, mantém a cor original dependendo do seu estágio de amadurecimento.
Quando fervidas e depois secas, tornam-se negras e por isso são também conhecidas como pimenta preta. 
Pimenta Americana
Pimenta-do-Reino Verde
É a pimenta do reino colhida em seu estagio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde. E utilizada em pratos como o steak de filé mignon com poivre vert (pimenta verde em francês). 
Pimenta Americana
Tabasco
Originária do Chile, é encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tornou famosa. É uma pimenta saborosa e bastante picante. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios