TABASCO

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !!



TABASCO é a arte de condimentar, o prazer de adicionar aquele “algo a mais” no seu prato ou receita preferida. O molho de pimentas número 1 no mundo é produzido nos Estados Unidos desde 1868, em um processo de colheita e produção manual, como nas mais famosas vinícolas do mundo. O molho de pimenta TABASCO transformou-se em vedete no seu segmento graças a seu exclusivo aroma pungente e inimitável sabor picante.



-
A história
A saga da marca começou em 1868, quando, depois de ver seus negócios arruinados pela Guerra Civil americana, o banqueiro de Nova Orleans Edmund McIlhenny, engarrafou as primeiras 350 garrafas do molho fabricado nos fundos de sua casa, em Avery Island, no sul do Estado da Louisiana. Usou pimentas que ele mesmo havia plantado com as sementes da espécie Capsicum frutenscens, uma variedade conhecida entre os nativos da América Central desde os tempos pré-colombianos, presenteadas por um amigo viajante. Edmund havia descoberto uma mina de ouro. Inicialmente utilizou vidros de colônia e vendeu o produto a parentes e amigos. Em pouco tempo, os pedidos se multiplicaram e, no fim da década de 1870, o molho de pimenta TABASCO já circulava pelas mesas de Nova York e na Inglaterra. Edmund McIlhenny pensou no nome TABASCO como sua segunda opção. A princípio, quis nomear o molho de “Petit Anse” (a ilha então ficou conhecida como Ilha Petit Anse). Entretanto, membros da família não concordaram com o uso comercial do nome da ilha da família e ele optou pela marca TABASCO. Alguns estudiosos dizem que é uma palavra indígena da América Central e que significa “Terra onde o solo é quente e úmido”. Isto certamente descreve o clima da Ilha de Avery que provou ser perfeito para o cultivo desta variedade especial de pimenta. Outros estudiosos dizem que na verdade, o nome TABASCO, significa “lugar de corais e ostras”.



-
-
O molho de pimenta foi colocado no mercado em 1868, vendendo no ano seguinte 658 garrafas ao preço de US$ 1 para as mercearias na Costa do Golfo do México, especialmente na cidade de Nova Orleans. Em 1870 a família assegurou a patente do produto dentro do mercado norte-americano. Não demorou muito para formalizar contrato com a E.C. Hazrd e Company of New York City, dois grandes distribuidores de alimentos, para colocar seu produto disponível nacionalmente. Ao final desta década o produto já estava sendo exportado para a Europa. Em 1929, a família ganhou uma longa batalha pela utilização do nome TABASCO, garantindo assim a exclusividade para trabalhar com o nome de seu produto. Desde então a marca tornou-se sinônimo de boa pimenta e produtos condimentado. Em 1949, Walter Stauffer McIlhenny, sucedeu seu tio no comando da empresa, dando início a uma forte expansão do produto pelo mundo e incrementando as vendas. As gotinhas poderosamente picantes seduziram uma legião de adeptos como os soldados americanos durante a Guerra do Vietnã, para onde foram mandados centenas de frascos do molho, os astronautas do Skylab e a realeza do Palácio de Buckingham, em Londres. TABASCO, além de suas tradicionais pimentas, possui uma linha de balas e pirulitos feitos de pimenta, molhos para saladas, pipocas, snacks e condimentos.



- -A linha do tempo
1994
TABASCO Green, um molho suave feito a partir da pimenta verde jalapeño mexicana que é uma seleção especial da pimenta suave anteriormente denominada Jalapa.1995TABASCO Garlic, um molho de pimenta vermelha com sabor suave de alho.
TABASCO Habanero, um molho feito da pimenta Habanero (estilo jamaicano) misturada com manga, papaia, tamarindo, banana, gengibre e pimenta preta moída. O resultado é um molho frutado e bastante apimentado.2002TABASCO Chipotle, um molho feito com pimentas defumadas.2006TABASCO Sweet & Spicy, um molho de pimenta com uma mistura de ingredientes asiáticos, criando um sabor único.




--A ardênciaCada molho de pimenta TABASCO tem um grau de ardência medido pela escala Scoville. Essa escala, criada em 1912 por Wilbur Scoville, um químico que trabalhava para a empresa farmacêutica Parker Davis, foi desenvolvida para medir o nível de “calor” das pimentas. O gráfico abaixo mostra o grau de ardência de cada molho de pimenta TABASCO.-



-
A produçãoTodas os cerca de 100 milhões de garrafas de TABASCO são processadas anualmente na única fábrica da marca, localizada em Avery Island, no sul do Estado da Louisiana, no mesmo local onde Edmund começou a pequena produção. Quando todas as quatro linhas de produção da fábrica estão em operação, mais de 700.000 garrafas de 60ml do molho de pimenta TABASCO podem ser feitas em um único dia. A receita parece simples. Primeiro, amassa-se um punhado de pimenta-vermelha, acrescenta-se uma pitada de sal e, então, deixa-se a mistura descansar por algum tempo. Depois é só adicionar vinagre e... pronto! Eis a fórmula do molho de pimenta TABASCO. Porém o que pode parecer simples não é. A pimenta macerada é fermentada e envelhecida durante três anos em barris de carvalho branco, como o mais fino dos vinhos, e cada lote é inspecionado pessoalmente por um membro da família McIlhenny que verifica sua cor e aroma antes da produção final.
-
-Este método assegura o sabor único do molho de pimenta TABASCO, reconhecido hoje no mundo todo. O sal usado é outro grande diferencial. Em tempos remotos, o mar que hoje banha o Golfo do México ocupou parte do interior dos Estados do Texas, da Louisiana e do Mississippi e, depois de retroceder, deixou para trás cinco montes de sal, ou “ilhas”. Uma delas é Avery Island, região de clima quente e úmido, paisagem verdejante, entrecortada por braços de rio (os bayous) e pântanos, habitada por garças brancas e infestada de crocodilos.



O sal extraído do subsolo é adicionado em uma quantidade mínima às pimentas esmagadas. Depois, coloca-se o conjunto em barris de carvalho branco. Em cima de cada tampa vai uma grossa camada de sal para impedir que o ar penetre no interior do tonel e prejudique a fermentação. O processo leva cerca de três anos - na receita caseira do inventor, durava três meses. Naquela época, o vinagre vinha da França, provavelmente feito de vinho branco. Depois da fermentação, separam-se as sementes e a pele. O sumo é diluído em uma solução de vinagre de cereais 100% natural. E por ser altamente concentrado e de sabor intenso, o molho de pimenta TABASCO é usado em quantidades menores que outros molhos, fazendo com que uma garrafa dure muito mais tempo. Até 1960, todo o cultivo da pimenta se limitava aos domínios de Avery Island. Hoje, cerca de 90% da plantação concentra-se em terras tropicais de países como Honduras, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e, mais recentemente, no nordeste brasileiro, nos arredores da capital cearense, estratégia adotada pela empresa para evitar grandes perdas, em caso de desastres naturais.
-




-
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1868● Criador: Edmund McIlhenny● Sede mundial: Avery Island, Louisiana● Proprietário da marca: McIlhenny Company
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Paul C.P. McIlhenny● CFO: Michael Terrell● Faturamento: US$ 250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Presença global: 162 países● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Japão e Canadá● Funcionários: 300● Segmento: Especiarias● Principais produtos: Molhos de pimenta
● Variedades: 6
● Slogan: One drop works wonders.● Website: www.tabasco.com
-A marca no mundoO produto é distribuído em mais de 150 países, rotulado em 22 línguas e dialetos diferentes, transformando-se na marca do estado de Louisiana mais conhecida do mundo. Depois dos Estados Unidos, o Japão é o segundo maior mercado da marca, seguido pelo Canadá, Alemanha e Hong Kong.
-Você sabia?● Cada vidro de TABASCO contém em média 720 gotas de pimenta.-
http://www.tabasco.com/main.cfm-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios