ganhe brindes e amostras gratisnet
  
A história
homenagem ao dia das mães
 | 
  | 
| 
 | 
Desde 1863, o suíço Julius Michael Johannes  Maggi, filho de um dono de moinhos, fazia experiências com leguminosas  ricas em proteínas. Ele queria desenvolver um alimento barato, nutritivo  e possível de ser conservado. Mais tarde, descobri5-se que as proteínas  contidas na carne podiam ser substituídas na alimentação diária por  refeições de ervilhas e lentilhas. O problema era dar uma forma adequada  a esses produtos para sua comercialização. Foi então que a Swiss  Public Welfare Society (Sociedade Pública Suíça Do Bem-estar),  pediu a Julius que desenvolvesse uma comida vegetal de fácil preparo e  digestão, para auxiliar as donas de casa e mulheres que trabalhavam nas  fábricas, dispondo de muito pouco tempo para preparar as refeições.
- 
O  resultado foi o aparecimento das famosas sopas MAGGI, que foram  comercializados pela primeira vez em 1886, nos sabores de ervilha e  feijão. As sopas eram semiprontas (instantâneas) para o consumo apenas  com o acréscimo de água e alguns minutos de cozimento, desidratadas e  vendidas em formato de rolos. Era o início da era industrial, e muitos  operários de fábrica sofriam de desnutrição. Julius Maggi desenvolveu um  produto rico em proteínas e acessível à classe pobre, inicialmente na  Suíça, depois em vários outros países. Ele teve a visão empresarial de  perceber um nicho de mercado e lançou um produto que correspondia às  necessidades da época. Com a sopa, a mulher européia passou a contar com  um alimento industrializado econômico, de fácil preparo e bom valor  nutricional. O novo produto foi um sucesso.-
-No mesmo ano em que teve essa idéia – 1886 –  também inventou o tempero de sopa, em uma vistosa garrafa âmbar de  pescoço comprido com faixa amarela, que lhe daria fama mundial. O  próprio Julius desenhou as garrafas de temperos com etiquetas  vermelho-amarelas, inalteradas até hoje. O tempero MAGGI é considerado o  primeiro produto de marca genuíno do mundo. Sua receita original  continua em segredo até hoje, e sua embalagem pouco mudou em mais de cem  anos. Este produto se tornou tão popular, que no sabor se assemelha ao  Levístico (semelhante ao aipo-bravo), popularmente rebatizado pelo povo  de erva MAGGI. Sabe-se que o tempero marrom é com posto de água,  proteína de trigo e de soja, sal, extrato de levedura e aromatizantes.  Ninguém ainda conseguiu copiar fielmente a receita do produto original.  Ainda hoje são fabricadas cerca de 9.000 toneladas por ano. 
 
-
-
O jovem empreendedor  comprova sua perspicácia na expansão de seu empreendimento além das  fronteiras suíças. Entre 1887 e 1889, a MAGGI funda sucursais em Singen,  Berlim, Amsterdam, Bregenz, Viena, Paris, Milão, Praga, Posen, Londres e  em Nova Iorque. Esta estratégia de expansão contribui decisivamente  para a popularização da marca MAGGI e de seus produtos no mundo todo. Na  virada do século, MAGGI lançaria os caldos desidratados em cápsulas e  cubos, que substituíam o cozimento intenso de carnes e facilitavam o  preparo de pratos salgados e sopas. Os caldos também permitiam sua  conservação por um período maior que os alimentos frescos. Era mais um  invento que contribuiria para fazer da conveniência um rentável filão da  indústria alimentícia.-
- 
Julius Maggi  morre em 19 de outubro de 1912 aos 66 anos em Küsnacht, nas imediações  de Zurique, em conseqüência de um derrame cerebral. Assim termina a vida  de uma pessoa versátil, de múltiplos interesses e espírito criativo  que, como empreendedor, prestou serviços extraordinários. Pouco tempo  depois da morte de Julius, a empresa é transformada em uma Holding, a  Allgemeine Maggi-Gesellschaft. Já em 1936 era possível encontrar no  mercado o tempero e as sopas no sabor carne. No ano de 1938, os produtos  lácteos, rendiam a empresa um faturamento cinco vezes maior que os  produtos culinários. Nesse período eram vendidos anualmente cerca de 1.8  milhões de cubinhos de temperos e 10 mil quilos de sopas e vegetais.-
- 
 
Em 1940 a marca chegou ao  mercado americano, já estando presente na Itália, Alemanha, Bélgica,  Áustria, Polônia e República Checa. Com a crise econômica do pós-guerra,  a empresa foi comprada pela Nestlé, em 1947, passando a integrar uma  das maiores empresas alimentícias do mundo. Mas a união não resultou em  grandes mudanças. Os produtos MAGGI, criados originalmente para  consumidores de baixa renda, ganharam respeito e credibilidade em todas  as classes sociais, porque reproduzem temperos e misturas complexas. Nos  anos seguintes foram lançados no mercado novos produtos como as sopas  de peixe, as sopas rápidas, tempero de vegetais em cubos, sopas em  flocos e muitos outros itens culinários que revolucionaram o modo de  preparar comidas e refeições.
-
A linha do tempo
1887● Lançamento dos temperos  saborosos em cápsulas.
1903
● Lançamento, na cidade de Paris, do DAIRY  MAGGI, um leite produzido com rigorosos controles de qualidades e  reforçado com vitaminas, depois de um pedido do governo francês para  tentar baixar os índices de mortalidade infantil.1908● Lançamento dos famosos temperos em cubos  (bouillon cube).
1912
● Introduzidas as sopas em pacotes.
1960
● Introduzidas as sopas para  crianças.
1963
● Introdução das sopas de peixe.1976● Introdução das sopas rápidas.
1979
● Introdução das sopas em flocos.
1982
●  Lançamento do MAGGI 2 Minutes Noodles, um macarrão instantâneo  de rápido preparo.
-
- 
A responsabilidade social
Notável  para sua época é a postura social do fundador da empresa. Já no final do  século XIX, ele se preocupava em criar condições de trabalho modernas  para seus empregados. Ele construiu uma colônia de férias para os  funcionários, uma cantina na fábrica e criou uma Previdência  (Assistência Médica) para a empresa. Também na regulação da jornada de  trabalho, mostrou seu espírito de modernidade: em 1906 ele cria um  estatuto para aposentadoria para os trabalhadores; a partir de 1907,  como uma das primeiras empresas da Suíça, a MAGI introduz a tarde de  sábado livre – com remuneração integral. Em 1911 é introduzido o  primeiro acordo coletivo sobre salários, assim como gratificações para  operários e prêmios por tempo de serviço para operárias.
-
A galinha azul
Durante um longo período, o segmento de caldos  de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos  na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas:  o caldo MAGGI e o caldo Knorr. As marcas também eram concorrentes no  segmento de caldos de carne e de sopas semiprontas. Na década de 80, com  produtos semelhantes, sem diferenciais identificáveis, oferecendo os  mesmos benefícios para o consumidor, coube a Nestlé e a sua agência de  propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrarem uma estratégia de  comunicação inteligente, criando um diferencial para os caldos de  galinha MAGGI, a partir de uma idéia simples e criativa: se ambas as  marcas exploram a galinha por ser um dos fatores que mais influenciavam a  decisão de compra, porque não desenvolver um símbolo diferente baseado  nela? Por que não criar a “Galinha Azul”, uma galinha  nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas  suas características, proporcionar um excelente “gancho” para estimular a  lembrança da marca.
-
- 
Surgiu o  personagem e o slogan “O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL”,  que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso  na comunicação brasileira. Também foi criada a “Dança da Galinha  Azul”, veiculada no programa Domingo Legal, do SBT, e um dos  maiores sucessos do carnaval de 1989, quando a MAGGI colocou o bloco da  Galinha Azul na rua, com trios elétricos exclusivos. Uma galinha azul.  Pode? Sim. Não só pode como aconteceu e até hoje ainda está na cabeça da  maioria das pessoas. Os resultados obtidos com a campanha permitiram  aos caldos de galinhas MAGGI um aumento nas vendas e no índice de  participação de mercado consideráveis.
-
A comunicação
Julius reconhece logo que apenas capital e bons  produtos não garantem o sucesso empresarial. O varejo e os consumidores  precisam ser informados sobre os novos produtos e precisam ser  convencidos de sua qualidade. No começo, ele próprio redigia e produzia  toda a sua publicidade. Mas logo sua enorme carga de trabalho não lhe  deixa mais tempo suficiente para esta tarefa. Por isso, ele instala, em  1886, sua própria agência de propaganda e assessoria de imprensa. Seu  primeiro gerente, que mais tarde se tornou um dramaturgo famoso, Franz  Wedekind, temperou a publicidade com seus textos obstinados: “A  poesia é o tempero da vida, a anedota o tempero do entretenimento, assim  como temperos MAGGI para sopas e alimentos são os de uma boa mesa”.  Com diversos materiais de propaganda, como anúncios em jornais,  cartazes e placas esmaltadas, sobre os inúmeros produtos, o nome MAGGI é  levado para o mundo todo. Assim, as cores amarela e vermelha da  empresa, e o logotipo criado pelo próprio Julius, a estrela em cruz,  também se tornam conhecidos.
-
- 
Com mais de 40 anos no Brasil a MAGGI  coleciona slogans de sucesso entre o público. De 1997 a 2004 houve  variações entre “Você faz mais gostoso com Maggi” e “Você  faz gostoso com Maggi”. Em 2005, a empresa mudou o foco, reforçando  os bons momentos vividos em torno de uma mesa farta na companhia de  amigos e família. O novo slogan, “Gostoso é te ver bem”,  resume o conceito da marca, divulgado por meio de campanhas e material  de ponto de venda e mostra que a alimentação é muito mais do que o  preparo dos pratos, mas um momento prazeroso a ser dividido com quem se  ama.-
- 
A evolução visualO  logotipo da marca MAGGI sofreu algumas alterações no decorrer dos anos,  como pode ser visto na imagem abaixo.
- 
Os slogansA  natural choice. (2005)
Now in all mouth. -  Agora em todas as bocas. (1998)
Quality  yellow-red packet, that is Maggi. (1971)
Maggi’s  spice tastes to the palate - helps the stomach. (1929)
Gostoso  é te ver bem. (Brasil)-
 - 
Dados corporativos
● Origem: Suíça● Fundação: 1886● Fundador: Julius  Maggi
● Sede mundial: Vevey, Suíça
●  Proprietário da marca: Nestlé SA
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Peter  Brabeck-Letmathe
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença  global: + 130  países● Presença no Brasil: Sim 
●  Funcionários: 276.000 (Nestlé)
● Segmento: Alimentos● Principais  produtos: Temperos,  sopas instantâneas e comidas prontas● Ícones: A  Galinha Azul
-
A marca no Brasil
No Brasil, a MAGGI existe desde 1961,  inicialmente com quatro variedades de sopas desidratadas, dois tipos de  caldos em tabletes e duas versões de temperos desidratados. Atenta ao  dia-a-dia da dona de casa, em 1991, desenvolveu a linha Sopão, com a  idéia de um prato para toda a família, mais completo e substancioso, com  rendimento de até 6 porções, que atualmente abocanha 60% do mercado de  sopa. Até então, as sopas desidratadas eram divididas entre claras,  cremosas e infantis. Esse lançamento contribuiu muito para o crescimento  do mercado, pois teve uma enorme aceitação. Neste mesmo ano, a MAGGI  foi pioneira no mercado das refeições semiprontas, que só precisam de  adição de água e de alguns minutos de cozimento. Por sua praticidade e  variedade de sabores, essa categoria é destinada a jovens casais,  pessoas que vivem sozinhas e donas de casa em geral.
 
-
 - 
No mercado de  temperos a marca está concentrada nos produtos em pó, que servem para  adicionar sabor aos pratos prontos ou antes de cozinhar. Essa linha é  formada por três versões: amaciante de carne; Fondor e Gril. Os dois  últimos são recomendados também para temperar pipoca, milho cozido,  batata frita e polenta. A concorrência nesse mercado em expansão exige  que as empresas tragam sempre novas alternativas para as consumidoras.  Foi assim que a MAGGI lançou, em 2003, Meu Segredo, um produto inovador e  completo, com pedaços de sete vegetais; e em agosto de 2004, com o  caldo em pó Bem Estar, primeiro caldo que, além de sabor, oferece às  suas consumidoras um conceito intangível de “Bem Estar”, 0% de gordura.  Em 2001, mostra seu pioneirismo ao lançar as “bases culinárias”. Sob a  marca “Delícias de Frango”, a proposta desse produto é oferecer  ao consumidor a oportunidade de preparar receitas que antes não sabia  ou não teria tempo, criando assim opções para seu cardápio diário. A  grande diferença em relação a um prato pronto é que a consumidora  participa mais da preparação, refogando os cortes de frango. Em 2003, a  linha é reforçada com “Delícias de Carne”. O mais recente  lançamento, ocorrido em junho de 2005, foi as Sopas Crescimento, todas  com adição de Leite Ninho, fonte de cálcio e ferro e rica em vitaminas  A, D e B2, com macarrões coloridos. São produtos desenvolvidos com os  nutrientes essenciais para auxiliar no crescimento das crianças.
-
 - 
A marca no mundo
A  marca MAGGI, presente nas mais diversas categorias de produtos como  caldos, sopas, temperos, molhos, pratos semiprontos, macarrão  instantâneo e bases culinárias, comercializa seus produtos em mais de  130 países ao redor do mundo. Cerca de 89% dos chefes de cozinha de Hong  Kong, centro de excelência da culinária chinesa no mundo, utilizam os  temperos MAGGI na preparação de seus pratos.
-Você  sabia?●  Em muitos países de língua alemã, MAGGI ainda é sinônimo de tempero, o  chamado MAGGI SPICE, um molho escuro muito similar ao oriental soyo.
 
Ano 12 * Nº44 * Dezembro 2009
Aproveite  nosso Especial Festas para deixar seu fim de ano mais gostoso e confira  também dicas para um verão mais refrescante e divertido.
Para visualizar a revista é  preciso estar cadastrado em um dos sites da Nestlé. Se você não é  cadastrado, 
clique  aqui e cadastre-se! Caso já seja, é só 
clicar aqui e fazer o seu  login!
 
 
 
Comentários