MAGGI

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A história

homenagem ao dia das mães


http://www.youtube.com/watch?v=xgpn6U2uCQw
Desde 1863, o suíço Julius Michael Johannes Maggi, filho de um dono de moinhos, fazia experiências com leguminosas ricas em proteínas. Ele queria desenvolver um alimento barato, nutritivo e possível de ser conservado. Mais tarde, descobri5-se que as proteínas contidas na carne podiam ser substituídas na alimentação diária por refeições de ervilhas e lentilhas. O problema era dar uma forma adequada a esses produtos para sua comercialização. Foi então que a Swiss Public Welfare Society (Sociedade Pública Suíça Do Bem-estar), pediu a Julius que desenvolvesse uma comida vegetal de fácil preparo e digestão, para auxiliar as donas de casa e mulheres que trabalhavam nas fábricas, dispondo de muito pouco tempo para preparar as refeições.

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http://www.youtube.com/watch?v=9h41td0VN8w

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http://www.youtube.com/watch?v=EnBf5DFYNHI

O resultado foi o aparecimento das famosas sopas MAGGI, que foram comercializados pela primeira vez em 1886, nos sabores de ervilha e feijão. As sopas eram semiprontas (instantâneas) para o consumo apenas com o acréscimo de água e alguns minutos de cozimento, desidratadas e vendidas em formato de rolos. Era o início da era industrial, e muitos operários de fábrica sofriam de desnutrição. Julius Maggi desenvolveu um produto rico em proteínas e acessível à classe pobre, inicialmente na Suíça, depois em vários outros países. Ele teve a visão empresarial de perceber um nicho de mercado e lançou um produto que correspondia às necessidades da época. Com a sopa, a mulher européia passou a contar com um alimento industrializado econômico, de fácil preparo e bom valor nutricional. O novo produto foi um sucesso.--No mesmo ano em que teve essa idéia – 1886 – também inventou o tempero de sopa, em uma vistosa garrafa âmbar de pescoço comprido com faixa amarela, que lhe daria fama mundial. O próprio Julius desenhou as garrafas de temperos com etiquetas vermelho-amarelas, inalteradas até hoje. O tempero MAGGI é considerado o primeiro produto de marca genuíno do mundo. Sua receita original continua em segredo até hoje, e sua embalagem pouco mudou em mais de cem anos. Este produto se tornou tão popular, que no sabor se assemelha ao Levístico (semelhante ao aipo-bravo), popularmente rebatizado pelo povo de erva MAGGI. Sabe-se que o tempero marrom é com posto de água, proteína de trigo e de soja, sal, extrato de levedura e aromatizantes. Ninguém ainda conseguiu copiar fielmente a receita do produto original. Ainda hoje são fabricadas cerca de 9.000 toneladas por ano.


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O jovem empreendedor comprova sua perspicácia na expansão de seu empreendimento além das fronteiras suíças. Entre 1887 e 1889, a MAGGI funda sucursais em Singen, Berlim, Amsterdam, Bregenz, Viena, Paris, Milão, Praga, Posen, Londres e em Nova Iorque. Esta estratégia de expansão contribui decisivamente para a popularização da marca MAGGI e de seus produtos no mundo todo. Na virada do século, MAGGI lançaria os caldos desidratados em cápsulas e cubos, que substituíam o cozimento intenso de carnes e facilitavam o preparo de pratos salgados e sopas. Os caldos também permitiam sua conservação por um período maior que os alimentos frescos. Era mais um invento que contribuiria para fazer da conveniência um rentável filão da indústria alimentícia.-

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Julius Maggi morre em 19 de outubro de 1912 aos 66 anos em Küsnacht, nas imediações de Zurique, em conseqüência de um derrame cerebral. Assim termina a vida de uma pessoa versátil, de múltiplos interesses e espírito criativo que, como empreendedor, prestou serviços extraordinários. Pouco tempo depois da morte de Julius, a empresa é transformada em uma Holding, a Allgemeine Maggi-Gesellschaft. Já em 1936 era possível encontrar no mercado o tempero e as sopas no sabor carne. No ano de 1938, os produtos lácteos, rendiam a empresa um faturamento cinco vezes maior que os produtos culinários. Nesse período eram vendidos anualmente cerca de 1.8 milhões de cubinhos de temperos e 10 mil quilos de sopas e vegetais.-
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Em 1940 a marca chegou ao mercado americano, já estando presente na Itália, Alemanha, Bélgica, Áustria, Polônia e República Checa. Com a crise econômica do pós-guerra, a empresa foi comprada pela Nestlé, em 1947, passando a integrar uma das maiores empresas alimentícias do mundo. Mas a união não resultou em grandes mudanças. Os produtos MAGGI, criados originalmente para consumidores de baixa renda, ganharam respeito e credibilidade em todas as classes sociais, porque reproduzem temperos e misturas complexas. Nos anos seguintes foram lançados no mercado novos produtos como as sopas de peixe, as sopas rápidas, tempero de vegetais em cubos, sopas em flocos e muitos outros itens culinários que revolucionaram o modo de preparar comidas e refeições.
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A linha do tempo
1887
● Lançamento dos temperos saborosos em cápsulas.
1903
● Lançamento, na cidade de Paris, do DAIRY MAGGI, um leite produzido com rigorosos controles de qualidades e reforçado com vitaminas, depois de um pedido do governo francês para tentar baixar os índices de mortalidade infantil.1908● Lançamento dos famosos temperos em cubos (bouillon cube).
1912
● Introduzidas as sopas em pacotes.
1960
● Introduzidas as sopas para crianças.
1963
● Introdução das sopas de peixe.1976● Introdução das sopas rápidas.
1979
● Introdução das sopas em flocos.
1982
● Lançamento do MAGGI 2 Minutes Noodles, um macarrão instantâneo de rápido preparo.
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A responsabilidade social
Notável para sua época é a postura social do fundador da empresa. Já no final do século XIX, ele se preocupava em criar condições de trabalho modernas para seus empregados. Ele construiu uma colônia de férias para os funcionários, uma cantina na fábrica e criou uma Previdência (Assistência Médica) para a empresa. Também na regulação da jornada de trabalho, mostrou seu espírito de modernidade: em 1906 ele cria um estatuto para aposentadoria para os trabalhadores; a partir de 1907, como uma das primeiras empresas da Suíça, a MAGI introduz a tarde de sábado livre – com remuneração integral. Em 1911 é introduzido o primeiro acordo coletivo sobre salários, assim como gratificações para operários e prêmios por tempo de serviço para operárias.
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A galinha azul
Durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas: o caldo MAGGI e o caldo Knorr. As marcas também eram concorrentes no segmento de caldos de carne e de sopas semiprontas. Na década de 80, com produtos semelhantes, sem diferenciais identificáveis, oferecendo os mesmos benefícios para o consumidor, coube a Nestlé e a sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrarem uma estratégia de comunicação inteligente, criando um diferencial para os caldos de galinha MAGGI, a partir de uma idéia simples e criativa: se ambas as marcas exploram a galinha por ser um dos fatores que mais influenciavam a decisão de compra, porque não desenvolver um símbolo diferente baseado nela? Por que não criar a “Galinha Azul”, uma galinha nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas suas características, proporcionar um excelente “gancho” para estimular a lembrança da marca.
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Surgiu o personagem e o slogan “O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL”, que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso na comunicação brasileira. Também foi criada a “Dança da Galinha Azul”, veiculada no programa Domingo Legal, do SBT, e um dos maiores sucessos do carnaval de 1989, quando a MAGGI colocou o bloco da Galinha Azul na rua, com trios elétricos exclusivos. Uma galinha azul. Pode? Sim. Não só pode como aconteceu e até hoje ainda está na cabeça da maioria das pessoas. Os resultados obtidos com a campanha permitiram aos caldos de galinhas MAGGI um aumento nas vendas e no índice de participação de mercado consideráveis.
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A comunicação
Julius reconhece logo que apenas capital e bons produtos não garantem o sucesso empresarial. O varejo e os consumidores precisam ser informados sobre os novos produtos e precisam ser convencidos de sua qualidade. No começo, ele próprio redigia e produzia toda a sua publicidade. Mas logo sua enorme carga de trabalho não lhe deixa mais tempo suficiente para esta tarefa. Por isso, ele instala, em 1886, sua própria agência de propaganda e assessoria de imprensa. Seu primeiro gerente, que mais tarde se tornou um dramaturgo famoso, Franz Wedekind, temperou a publicidade com seus textos obstinados: “A poesia é o tempero da vida, a anedota o tempero do entretenimento, assim como temperos MAGGI para sopas e alimentos são os de uma boa mesa”. Com diversos materiais de propaganda, como anúncios em jornais, cartazes e placas esmaltadas, sobre os inúmeros produtos, o nome MAGGI é levado para o mundo todo. Assim, as cores amarela e vermelha da empresa, e o logotipo criado pelo próprio Julius, a estrela em cruz, também se tornam conhecidos.
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Com mais de 40 anos no Brasil a MAGGI coleciona slogans de sucesso entre o público. De 1997 a 2004 houve variações entre “Você faz mais gostoso com Maggi” e “Você faz gostoso com Maggi”. Em 2005, a empresa mudou o foco, reforçando os bons momentos vividos em torno de uma mesa farta na companhia de amigos e família. O novo slogan, “Gostoso é te ver bem”, resume o conceito da marca, divulgado por meio de campanhas e material de ponto de venda e mostra que a alimentação é muito mais do que o preparo dos pratos, mas um momento prazeroso a ser dividido com quem se ama.-
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A evolução visualO logotipo da marca MAGGI sofreu algumas alterações no decorrer dos anos, como pode ser visto na imagem abaixo.



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Os slogansA natural choice. (2005)
Now in all mouth. - Agora em todas as bocas. (1998)
Quality yellow-red packet, that is Maggi. (1971)
Maggi’s spice tastes to the palate - helps the stomach. (1929)
Gostoso é te ver bem. (Brasil)-

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Dados corporativos
● Origem: Suíça● Fundação: 1886● Fundador: Julius Maggi
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé SA
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Peter Brabeck-Letmathe
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: + 130 países● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 276.000 (Nestlé)
● Segmento: Alimentos● Principais produtos: Temperos, sopas instantâneas e comidas prontas● Ícones: A Galinha Azul
● Slogan: Gostoso é te ver bem.
● Website: www.nestle.com.br/maggi
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A marca no Brasil
No Brasil, a MAGGI existe desde 1961, inicialmente com quatro variedades de sopas desidratadas, dois tipos de caldos em tabletes e duas versões de temperos desidratados. Atenta ao dia-a-dia da dona de casa, em 1991, desenvolveu a linha Sopão, com a idéia de um prato para toda a família, mais completo e substancioso, com rendimento de até 6 porções, que atualmente abocanha 60% do mercado de sopa. Até então, as sopas desidratadas eram divididas entre claras, cremosas e infantis. Esse lançamento contribuiu muito para o crescimento do mercado, pois teve uma enorme aceitação. Neste mesmo ano, a MAGGI foi pioneira no mercado das refeições semiprontas, que só precisam de adição de água e de alguns minutos de cozimento. Por sua praticidade e variedade de sabores, essa categoria é destinada a jovens casais, pessoas que vivem sozinhas e donas de casa em geral.

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No mercado de temperos a marca está concentrada nos produtos em pó, que servem para adicionar sabor aos pratos prontos ou antes de cozinhar. Essa linha é formada por três versões: amaciante de carne; Fondor e Gril. Os dois últimos são recomendados também para temperar pipoca, milho cozido, batata frita e polenta. A concorrência nesse mercado em expansão exige que as empresas tragam sempre novas alternativas para as consumidoras. Foi assim que a MAGGI lançou, em 2003, Meu Segredo, um produto inovador e completo, com pedaços de sete vegetais; e em agosto de 2004, com o caldo em pó Bem Estar, primeiro caldo que, além de sabor, oferece às suas consumidoras um conceito intangível de “Bem Estar”, 0% de gordura. Em 2001, mostra seu pioneirismo ao lançar as “bases culinárias”. Sob a marca “Delícias de Frango”, a proposta desse produto é oferecer ao consumidor a oportunidade de preparar receitas que antes não sabia ou não teria tempo, criando assim opções para seu cardápio diário. A grande diferença em relação a um prato pronto é que a consumidora participa mais da preparação, refogando os cortes de frango. Em 2003, a linha é reforçada com “Delícias de Carne”. O mais recente lançamento, ocorrido em junho de 2005, foi as Sopas Crescimento, todas com adição de Leite Ninho, fonte de cálcio e ferro e rica em vitaminas A, D e B2, com macarrões coloridos. São produtos desenvolvidos com os nutrientes essenciais para auxiliar no crescimento das crianças.
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A marca no mundo
A marca MAGGI, presente nas mais diversas categorias de produtos como caldos, sopas, temperos, molhos, pratos semiprontos, macarrão instantâneo e bases culinárias, comercializa seus produtos em mais de 130 países ao redor do mundo. Cerca de 89% dos chefes de cozinha de Hong Kong, centro de excelência da culinária chinesa no mundo, utilizam os temperos MAGGI na preparação de seus pratos.
-Você sabia?● Em muitos países de língua alemã, MAGGI ainda é sinônimo de tempero, o chamado MAGGI SPICE, um molho escuro muito similar ao oriental soyo.


Ano 12 * Nº44 * Dezembro 2009
Aproveite nosso Especial Festas para deixar seu fim de ano mais gostoso e confira também dicas para um verão mais refrescante e divertido.
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