"Epa`´ seu super vizinho

http://amostragratisnet.blogspot.com

EU RECOMENDO !!


1950...  Sr. Levi Esteves e Dona Geraldina Soares, gente muito simples, chegam a Belo Horizonte vindos da pequena Pará de Minas. Nascidos em São José da Varginha, moraram em Pequi, onde nasceram os filhos, e depois em Pará de Minas.
A vida difícil os obriga a mudar. Deixam para trás a simplicidade de uma morada pequena e sem conforto e a ingenuidade de toda uma vida passada em cidadezinhas não menos simples, não menos humildes que eles.


Mas, nem por estarem agora em uma cidade grande, cheia de pompas e novidades, a vida torna-se menos árdua. Muitos sonhos, muito trabalho e sacrifícios e só uma certeza: os filhos eram sua única e maior riqueza. Nina, Gil, João, Diva, José, Lauriza, Levy, Dirce, Geraldo e Marly, uma grande família.
Três meses depois de chegarem à capital, o Sr. Levi inicia a montagem e uma pequena mercearia no bairro Nova Suíça, Rua Junquilhos, 296. Ali moravam, ali pretendiam trabalhar.
Pouco tempo depois, Sr. Levi veio a falecer em condições trágicas: vistoriando um caminhão que entregava as primeiras mercadorias compradas para a mercearia, ele perde o equilíbrio e cai. Dona Geraldina toma a frente de tudo e, junto com Gil, o filho mais velho, abre a mercearia.
Nos três primeiros anos o negócio foi mantido com grandes dificuldades porque o atacado era rigoroso com os prazos para pagamento. Inicialmente não imaginavam o quanto poderiam crescer. A única preocupação era cuidar da sobrevivência da família.
O João, nesta época, morava longe da família, em São Gotardo. Veio para Belo Horizonte e abriu um novo negócio no bairro dos Funcionários. Os filhos foram crescendo e Dona Geraldina iniciando-os, um a um, na mercearia. Todos ajudavam, até as meninas.
A instalação de uma nova mercearia no bairro Esplanada, habitado por ferroviários bem remunerados e que não dispunham de um estabelecimento de porte, trouxe novo ânimo para o negócio. No segundo dia de trabalho, todo estoque já havia sido vendido. O movimento na mercearia foi crescendo com a vinda de fregueses dos bairros vizinhos, atraídos pelos preços convidativos do pagamento à vista; ao contrário das tradicionais cadernetas.
Com a morte de Dona Geraldina, seis anos após a morte do Sr. Levi, os filhos assumem, totalmente, a direção do pequeno empreendimento.


Em 1959 surgiu a Empresa Popular de Abastecimento, uma rede de dez mercearias em bairros diferentes que contava com trinta funcionários, a maioria de familiares vindos do interior.
Ao desejo de crescer somam-se o trabalho e, em 1966, a rede já contava com dezoito lojas. Dos cereais vendidos à granel, das balanças de peso, dos carrinhos usados nas entregas das compras veio o primeiro supermercado no ano de 1972, na Rua Curitiba, 1001, no coração de Belo Horizonte.
No ano seguinte, o empreendimento passou a ser uma sociedade por ações e se transforma em EPA SUPERMERCADOS S/A, que viveu um período de grande expansão.
O Depósito Central foi inaugurado em 1976, numa área de 8 mil metros quadrados, na mesma época em que teve início o aperfeiçoamento das técnicas operacionais e foi implantado o centro de seleção de pessoal.
Em 1979, a empresa adquiriu dois estabelecimentos do KI-MERCADO, criando no ano seguinte a primeira loja “Uai” que trabalhava com preços baixos e operava com modéstia nas instalações; alternativa criada em meio à crise econômica que se abateu sobre o país a partir de 1980. Em dois anos foram instaladas cinco lojas “Uai”.
A modernização da empresa ganhou maior impulso a partir de 1984, quando ampliou sua capacidade de distribuição, implantou computadores, racionalizou o sistema de suprimento dos pontos de vendas através de roltainers e adaptou plataformas móveis aos caminhões.
No mesmo ano, o EPA incorporou à sua rede as 18 lojas do Grupo Orgasa Supermercados Ltda. (Manda Brasa), passando a operar com 41 lojas na Grande BH.
Os anos vêm passando e o EPA, firme e forte, fazendo a sua história e, somando a ela, a história de tantas pessoas...
As irmãs Nogueira tiveram papel significativo nesta história de mais de quarenta anos. Maria Estelina (ou Nina), Diva e Lauriza atenderam no balcão, auxiliaram no refeitório e no escritório. Dirce trabalhou durante anos chefiando a seção de benefícios e Marly, muito pequena quando tudo começou, também não deixou de participar.
Participação que não pode ser esquecida é a dos funcionários.... Se no início eles eram trinta, com o passar dos anos este número duplicou, triplicou, cresceu muito.
A Empresa, desde sua fundação, esteve focada nos clientes das classes C, D e E. Em 1996, decidiu atuar em outro nicho de mercado, que é a clientela das classes A e B. Para realizar esse objetivo, ela elaborou um projeto que levou o nome de “Projeto Mart Plus”. Foi um trabalho planejado através de pesquisas no Brasil e, principalmente no exterior que levou 2 anos para ser concluído.
A principal característica desse inovador empreendimento era trazer um novo conceito de atendimento ao público. Para isso, o grupo investiu em pesquisas e forte treinamento de seus funcionários e encontrou um local na zona sul – o grupo que também atua em shopping center adquiriu um terreno localizado em um bairro nobre e construiu um shopping cuja âncora é o Mart Plus.
Em abril de 1998 foi inaugurada a primeira loja Mart Plus na Rua Iraí, no Shopping Jardim. O público recebeu muito bem e até hoje continua sendo um grande sucesso. Empresários de várias partes do país já vieram para conhecer esse novo conceito de “Vipmercado” criado pelo Mart Plus.
No início de 2.000, um novo grupo de acionistas se une à família Nogueira e a DMA Distribuidora passa a ser uma sociedade anônima.
Inicia-se, então, uma nova fase na história desta Empresa. Uma fase marcada pela expansão e crescimento, solidificando ainda mais a marca Epa/ Mart Plus no mercado mineiro e nacional.
Nos últimos anos, foram abertos muitos pontos de venda, inclusive com a expansão do grupo para o Espírito Santo, em 2003, onde, atualmente, opera 21 lojas e a incorporação da rede Viabrasil.
Atualmente, a DMA Distribuidora S/A (REDE EPA/ MART PLUS/ VIABRASIL) está entre as dez maiores empresas de varejo alimentício do Brasil. A Empresa possui hoje 71 lojas (62 EPA Plus, 6 Mart Plus e 3 Viabrasil) em Minas Gerais e 21 lojas Epa Plus  no Espírito Santo, e mais de 13.500 funcionários. O projeto de expansão prevê a abertura de mais lojas em Minas e Espírito Santo, sendo lojas de bandeira Epa Plus e Mart Plus.
E, assim, a história da Empresa ainda se faz, todos os dias; é uma história de contribuições, envolvimento e dedicação, uma história de passado e presente e, com certeza, de futuro.
entre no site
http://www.grupodma.com.br/epa/mg/?secao=principal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios