Ferrari

O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado num fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário "asso" (ás) da força aérea italiana durante a Primeira Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões. Baracca morreu muito jovem em 19 de Junho de 1918, abatido após 34 duelos vitoriosos e muitas vitórias em grupo, tornando-se assim um herói nacional.

Baracca queria o cavalo empinado nos seus aviões porque a sua esquadra, os "Battaglione Aviatori", fora inscrita num regimento da Cavalaria (as forças aéreas estavam nos seus primeiros anos e não tinham administração separada), e também porque ele mesmo tinha a reputação de melhor cavaliere (cavaleiro) de sua equipe.


Um Ferrari Enzo
Ferrari Enzo (oil,2007) Painted by Tamás Kádár
No autódromo de interlagos, antes do GP do Brasil de F1

Em 17 de Junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito de Savio em Ravenna onde conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca. A Condessa pediu que ele usasse o desenho de um cavalo nos seus carros, sugerindo que isso lhe daria boa sorte, mas a primeira corrida na qual a Alfa Romeo permitiu o uso do cavalo nos carros da Scuderia foi onze anos depois, nas 24 Horas de Spa em 1932. A Ferrari ganhou.

Ferrari deixou o cavalo negro como havia sido feito no avião de Baracca; contudo, ele adicionou um fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena.

Uma das imagens de marca da Ferrari é a sua cor "rosso corsa" (vermelho de corrida). A utilização dessa cor teve início nos anos 20, altura em que a entidade que viria a ser chamada de FIA, impunha que as marcas italianas teriam de apresentar cor vermelha, as francesas azul, as alemãs branca e as inglesas verde.

O cavalo empinado não foi sempre identificado como marca apenas da Ferrari: Fabio Taglioni usou-o nas suas motocicletas Ducati. O pai de Tagliani foi de fa(c)to um companheiro de Baracca e lutou com ele no 91º Esquadrão Aéreo, mas ao passo que a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo; esse pode ter sido o resultado de um acordo privativo entre as duas marcas.

Em 1940 a Alfa Romeo é absorvida pelo governo de Mussolini e utilizada como porta-estandarte do seu governo. Por esta altura a Scuderia Ferrari, impedida de ingressar em competições automóveis, passa a construir acessórios para aviões e peças para máquinas.

Com o final da II Guerra Mundial e queda do regime de Mussolini, é fundada a marca Ferrari, com o lançamento do seu primeiro modelo de estrada em 1947. O modelo lançado nesse ano foi o Ferrari 125 Sport com um motor V12 de 1500 cc.

Em 1951 a Ferrari consegue a sua primeira vitória na Fórmula 1 e em 1956 Juan Manuel Fangio ganha o campeonato mundial ao volante de um Ferrari. Esse foi também um ano triste para Enzo Ferrari com a morte do seu filho Dino.

Em 1961 os tempos começaram a ficar difíceis para a Ferrari, depois de conflitos internos que levaram à saída de vários membros da direcção. A Ferrari, mesmo assim, conseguiu alcançar um grande número de vitórias em competição e elevar o seu nome.

Na década de 60 a Ford tentou comprar a Ferrari, tendo em vista a competição automóvel. Mas essa tentativa falhou e a Ford procedeu à criação do Ford GT40 que conseguiu acabar com o domínio da Ferrari nas 24h de Le Mans, que vigorou desde 1960 até 1965.

Em resultado dos problemas financeiros que a Ferrari estava a atravessar, a FIAT adquiriu parte da Ferrari em 1965 aumentando-a para 50% em 1969.

Para comemorar os 40 anos de existência da Ferrari, é lançado em 1987 o Ferrari F40, sendo esse o carro de estrada mais rápido do mundo até a altura.

Em 1988 Enzo Ferrari morre com a idade de 90 anos e nesse mesmo ano a FIAT aumenta o seu controle para 90%.

Em 1997 a Ferrari adquire 50% da Maserati à FIAT, passando a ter total controle da marca em 1999. A Ferrari utilizou a Maserati como a sua divisão de luxo até 2005, altura em que o controle regressaria à FIAT.

A Ferrari continuou a alcançar grandes feitos na competição automóvel, conseguido vencer a Fórmula Um, na categoria de construtores, de 1999 até 2004 com os pilotos Michael Schumacher e Rubens Barrichello.

Em 2003 a Ferrari, em memória do seu fundador, lança o Ferrari Enzo um super desportivo baseado na tecnologia utilizada na Fórmula 1.


Scuderia Ferrari ganhou o seu mais recente Formula One título de condução em , com Kimi Räikkönen.
Modelos

Ferrari 330 P4 Race Car

Ferrari 250 GTO
Ferrari 288 GTO
Ferrari 308 GTB
Ferrari 308 GTS

Ferrari F328 GTB
Ferrari F328 GTS

Ferrari F348 TB
Ferrari F348 TS
Ferrari F348 GTB
Ferrari F348 GTS
Ferrari F348 GTC

Ferrari F355 Berlinetta
Ferrari F355 Spider
Ferrari F355 GTS
Ferrari F355 Challenge

Ferrari F360 Modena
Ferrari F360 Spider
Ferrari F360 Challenge Stradale
Ferrari F360 Modena Challenge
Ferrari F360 GT-C

Ferrari F430
Ferrari F430 Spider
Ferrari F430 Scuderia
Ferrari F430 Scuderia Spider 16M
Ferrari F430 GT2
Ferrari F430 GT3
Ferrari F430 Challenge

Ferrari 458 Italia
Ferrari 458 Spider

Ferrari California

Ferrari 275 GTB
Ferrari 275 GTS
Ferrari 275 GTB/C
Ferrari 275 GTB/4
Ferrari 275 GTB/4 NART

Ferrari 330 GTC
Ferrari 330 GTS
Ferrari 330 LMB
Ferrari 330 P

Ferrari 365 GTB/4
Ferrari 365 GTS/4

Ferrari 365 GT4 BB
Ferrari 512 BB
Ferrari 512i BB

Ferrari Testarossa
Ferrari F512 TR
Ferrari F512 M

Ferrari F550 Maranello
Ferrari F550 Barchetta
Ferrari F550 GTS


Ferrari F575M Maranello
Ferrari F575M Superamerica
Ferrari F575 GTZ
Ferrari F575 GTC

Ferrari 599 GTB Fiorano
Ferrari 599 SA APERTA
Ferrari 599 GTO

Ferrari F288 GTO
Ferrari F40
Ferrari F40 LM
Ferrari F50
Ferrari F50 GT
Ferrari Enzo
Ferrari FXX
Ferrari FXX Evolution

Ferrari FF
Ferrari SP1
Ferrari 612 Scaglietti









-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA