Google lançou hoje (28), o programa
womenwill para
capacitar mulheres brasileiras a criarem suas próprias oportunidades
econômicas, tornando-as confiantes e habilitadas para aproveitar todo o
potencial do digital, por meio de um empreendimento, mudando de carreira
ou encontrando um emprego.
O Brasil é o quinto país a receber o programa. Em 2017, o
Google lançou um piloto do programa com 100 moradoras de Paraisópolis e
Brasilândia, em São Paulo, para entender quais são as necessidades reais
delas e construir um treinamento relevante e efetivo. A experiência foi
registrada em um documentário produzido e dirigido pela Hysteria, braço
feminino da Conspiração Filmes:
youtu.be/va8OC4J_hzM.
Em 2018, o Google lançou o projeto mensal no Campus São Paulo (as inscrições podem ser feitas
aqui g.co/womenwillBR).
Serão 16 horas de treinamento, divididas em dois dias, focando
especialmente em grupos femininos de minorias, como mães solteiras,
transgêneros ou mulheres com deficiências. Esse conteúdo também será
disponibilizado ao vivo no YouTube. O objetivo este ano é capacitar 10
mil mulheres.
Segundo a assessoria do Google, a empresa também irá apoiar
treinamento para mulheres no Nordeste e também estaremos presentes na
maior feira de empreendedorismo do Brasil com um treinamento presencial.
Cenário brasileiro
Quando o assunto é desigualdade econômica, o Brasil está em
91º lugar de 144 países no relatório de desigualdade de
gênero elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. Essas distâncias
foram ressaltadas devido à crise econômica e política que o país tem
enfrentado nos últimos anos. Prova disso é o fato do desemprego entre as
mulheres ser 30% maior na comparação com os homens.
“Melhorar as habilidades das mulheres para lidar com o
mundo digital ajudaria a alcançar igualdade no trabalho 40 anos mais
rápido, segundo a consultoria Accenture. Por isso, conectá-las ao mundo
on-line e fornecer as ferramentas necessárias para que possam usufruir
ao máximo do digital é essencial para reverter o cenário brasileiro”,
disse Susana Ayarza, diretora de marketing do Google Brasil.
Susana finaliza ressaltando a importância de investir na
formação das mulheres para incentivar que encontrem novas oportunidades
de trabalho, melhorem suas carreiras e abram seus próprios negócios.
“Além disso, é uma maneira de garantir crescimento para o país, pois o
PIB poderia ser 30% mais alto se as mulheres participassem do mercado de
trabalho na mesma proporção que os homens”, disse.
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