PETROBRAS

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !! PETROBRAS
http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/

História da Marca

A marca ou símbolo de uma empresa é resultado de estudos
rigorosos de branding e comunicação visual, realizados por
profissionais de estratégia, marketing e design.

O objetivo é alcançar uma personalidade própria e uma imagem diferenciada para a empresa. A Petrobras trabalha a gestão de sua marca de forma constante, pois a considera um ativo estratégico cada vez mais importante para alcançar seus objetivos de crescimento e internacionalização.



  • 1958

    Nasce a primeira marca PETROBRAS

    A primeira marca institucional era composta por um losango amarelo, de contorno verde, com a palavra Petrobrás (ainda com acento) em azul inserida no seu interior. A forma e as cores utilizadas procuravam corresponder aos anseios nacionalistas da época, relacionando a marca da companhia às cores e formas da bandeira nacional. Esta primeira concepção começou a ser usada em julho de 1958.
    Marca Petrobras de 1958
  • 1972

    
    
    
    

    A marca é reformulada

    Com a evolução da linguagem gráfica, a marca da Petrobras desatualizou-se em comparação com outras marcas, que apresentavam um desenho mais moderno. Ao mesmo tempo, a companhia cresceu, expandiu suas atividades, criou subsidiárias, transformou-se na maior empresa do país. A logo passou a ficar inadequada à nova fisionomia da empresa, cada vez mais complexa e diversificada. Isto causou uma tendência à fragmentação de sua imagem, pela implantação de marcas e símbolos individuais e pela falta de unidade visual entre a holding e as subsidiárias.
    
    
    
    
    Em outubro de 1972, foi aprovada uma nova marca. Todas as empresas do Sistema Petrobras passaram a utilizar essa nova identificação, alcançando-se a pretendida integração visual.
    O manual dessa marca trazia a seguinte explicação sobre seu desenvolvimento, comparando-a com a marca anterior:
    "Desvincula-se o logotipo da marca, considerada a premissa de que o mesmo se encontrava por ela enclausurado. Busca-se um tipo de letra representativo. A Helvética, de desenho científico e boa qualidade ótica, é escolhida".
    E prossegue: "Analisa-se o losango, desmontando-o em seus elementos básicos. Obtém-se uma espécie de V de ângulo variável, empregado desde a Antigüidade grega e egípcia como símbolo de propriedade e hierarquia, agora adotado universalmente. Atualiza-se o V aumentando-lhe a espessura. Montam-se dois Vs, obtendo-se uma forma simples, clara e forte, de nítidos contrastes".
    Essa marca ficou conhecida como hexágono-losango, e foi utilizada durante 22 anos em tanques, navios, veículos, uniformes, publicações, correspondência - ou seja, em todos os elementos associados ao dia-a-dia da Petrobras e de suas subsidiárias.
    Marca Petrobras de 1972
  • 1994

    
    
    
    

    Marcas da PETROBRAS e da Distribuidora se fundem

    
    
    
    
    Enquanto a Petrobras utilizava a marca losango-hexágono, a Petrobras Distribuidora começava a usar, em seus negócios, o Petrobras com um "BR" em destaque - uma linha sobre os caracteres "BR" presentes na própria palavra Petrobras. Esse logotipo foi desenvolvido no início da década de 70, pelo designer Aloísio Magalhães. Além do logotipo, ele criou também uma forma de utilizar o BR como um símbolo, a fim de criar uma identidade visual atraente para os postos de serviço e para os produtos comercializados pela Petrobras Distribuidora.
    O símbolo BR passou a ser uma representação que difundiu-se amplamente a partir do crescimento da Petrobras no mercado de distribuição de derivados de petróleo. A marca tornou-se visível para público consumidor, principalmente nos postos de serviço instalados nas principais vias de todas as cidades brasileiras.
    Desde então, o símbolo BR passou por pequenas variações, como troca de cores e posição de alguns elementos. Em 1982, pelas mãos do designer Rafael Rodrigues, o símbolo recebeu um amplo redesenho, tornando-se o símbolo conhecido até os dias atuais.

    A Fusão:

    No início, a rede de postos manteve os dois símbolos: o BR nas bandeiras dos postos e o hexágono-losango em uma placa, ao lado da marca Petrobras. Mais tarde, o BR tornou-se conhecido e ganhou prestígio junto ao público. Isto fez com que o hexágono-losango deixasse de ser utilizado nos postos de serviço, passando a fazer parte da comunicação institucional do Sistema Petrobras, enquanto o BR firmava-se como símbolo voltado às atividades comerciais da companhia.
    Esta decisão acabou gerando um problema, já que o público começou a dissociar a imagem da Petrobras Distribuidora da imagem da holding. O fato é que o uso de símbolos diferentes enfraquece o conceito de companhia integrada de petróleo, objetivo da Petrobras. Com um símbolo distinto, a Distribuidora era percebida apenas como uma subsidiária e não como parte essencial do Sistema Petrobras. Os postos e a Distribuidora passaram a ser chamados apenas de BR, afastando-se da marca Petrobras, na mente dos consumidores.
    A compatibilização das marcas da Petrobras e da Distribuidora ocorreu em 1994. O losango-hexágono foi abandonado e o símbolo BR assumiu seu lugar, sanando essa separação, ao mesmo tempo em que atendia aos objetivos do planejamento estratégico da empresa, no que diz respeito a aspectos ligados à identidade visual: fortalecer a imagem do Sistema Petrobras e preservar a condição de empresa integrada.

    Carreiras

    Investimos em nossos empregados porque sabemos que é impossível alcançar a excelência sem valorizar as pessoas.

    Página com o conteúdo acessível
    
    
    
    

    Há coisas que não conseguimos explicar só com palavras. O sentimento que envolve nossos empregados e os faz ter orgulho de trabalhar na maior empresa do Brasil pode ser facilmente percebido no clima organizacional, nas conversas com a família e na imagem que a sociedade tem sobre a Companhia.
    Esses valores adquiridos ao longo da nossa trajetória são uma de nossas maiores riquezas, as quais damos o nome de ativos intangíveis. São os fatores essenciais às empresas para criação de valor e diferencial competitivo, classificados como capital humano, organizacional, de relacionamento e domínio tecnológico.
    
    
    
    
    Investimos em nossos empregados porque sabemos que é
    impossível alcançar a excelência nos resultados financeiros, de produtividade e de tecnologia sem valorizar as pessoas. Por isso, a carreira de nossos profissionais é constantemente incentivada por meio de programas de treinamento, oportunidades de progressão, remuneração nos padrões do mercado, benefícios educacionais, plano de saúde, entre outros.
    A receita é simples: acreditamos que empregados motivados contribuem espontaneamente e se comprometem com o bom desempenho e com os resultados organizacionais. É com o esforço de cada um que estamos construindo uma história de sucesso, vislumbrando um futuro ainda melhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios