Gol ou simplesmente Gol é um automóvel da Volkswagen

Gol ou simplesmente Gol é um automóvel da Volkswagen fabricado no Brasil e comercializado em vários países sob diversas designações (não confundir com o Golf, outro modelo da Volkswagen).
O Gol foi lançado em 1980 para suceder, em partes, o Fusca e a Brasilia. De fato, apesar de custar mais caro que o Fusca, ele passou a ser o carro brasileiro mais vendido no ano de 1987 e desde então nunca ele deixou de ser o carro mais vendido no ano. Esta posição fora ocupada pelo Fusca até 1981.



A carroceria do Gol tinha sido baseada no desenho do Scirocco, formato hatchback. A intenção esportiva desta carroceria tinha como conseqüência um teto muito baixo para os passageiros de trás.
Ele usava o mesmo motor do Fusca, um 1300 refrigerado a ar com a opção de ser movido a gasolina ou álcool. Logo depois, foi lançada a versão com motor 1600, também refrigerado a ar, devido às constantes reclamações de falta de potência do Gol. Este detalhe fizera do Gol um fracasso de vendas na ocasião do lançamento.
A partir de 1984 foi lançado o Gol GT com motor 1.8 do Santana chamado AP-800 (Alta Potência).



Em 1985 passou a usar o motor 1600 refrigerado a água do Passat chamado MD 270 paralelo ao refrigerado a ar que ficou na versão básica chamada Gol BX. Quando o Gol passou a usar o motor refrigerado a água, o estepe, que ficava junto com o motor, foi colocado no porta-malas, deixando-o minúsculo. Assim, o Gol apesar de ser mais longo que o Fiat Uno, tinha bem menos espaço por dentro.



Em 1987 a linha recebeu alterações no desenho e o Gol GT foi substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, pois a potência é maior com este combustível. Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 99cv de potência apesar de estimativas indicarem que ele tivesse entre 105cv e 110cv. Se a Volkswagen admitisse a maior potência, o carro seria taxado com maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa.
O Gol inaugurou a era da injeção eletrônica no Brasil com o Gol GTi em 1989. O motor 2.0 (AP-2000), somente a gasolina, tinha 112cv e, aliado a uma carroceria compacta, ele se tornou também o carro brasileiro mais rápido. Neste ano o Gol perdeu o motor AP-600, considerado um dos melhores motores já fabricados no Brasil, para usar um outro 1.6 CHT da Ford — que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia) — por causa da união com este fabricante. Apesar de ter diminuído o consumo, sobretudo na versão a álcool, o Gol ficou bem menos potente.



O antigo 1.6 voltou a ser utilizado em 1993, ano em que foi adotado o motor 1.0. Devido ao incentivo fiscal, o Gol com motor 1.0 passou a ser o mais vendido por ser muito mais barato.
Os problemas de espaço foram quase totalmente resolvidos em 1994 quando adotou uma carroceria totalmente nova, mais moderna (Geração II). Comparando com o antigo Gol, cuja carroceria mais parecia uma caixa, ele ficou bem mais arredondado, ganhando assim, o apelido de Gol Bola.
Em 1999 foi feita uma mudança mais sutil na carroceria, que foi apelidada de Gol Geração III.
Em 2003: o motor 1.6 foi o primeiro carro do Brasil que passou a consumir álcool, gasolina ou a mistura dos dois. Esta tecnologia bicombustível (Total-flex) virou moda e quase todos os carros brasileiros passaram a adotá-la.
Em 2006 O Gol sofre alterações, nova, dianteira, traseira, novo painel (seguindo a tendência dos automóveis “de entrada” da marca) e acabamento interno, a assim chamada Geração IV ou G4. As reduções dos custos são evidentes.



Em 2008 a próxima geração do Gol devera chegar ao mercado. Possivelmente serão as maiores alterações desde seu lançamento. A principal alteração devera ser a adoção da parte dianteira da plataforma do Fox alterando assim a posição do motor de longitudinal para transversal, a partir disto será possível uma completa reestilização da carroceria. Esta alteração dará fim a maior critica ao modelo, que é a posição do motor e possibilitara um aumento no espaço interno.



O Gol ganhou outras carrocerias. Em 1981 o sedã Voyage foi lançado. Em 1982 foi a vez da picape Saveiro. A perua Parati foi lançada neste mesmo ano. Em 1998 finalmente passou a ser vendido com 4 portas após muita expectativa.
O Gol ganhou o mercado externo desde o seu lançamento quando foi exportado para o Paraguai e a Nigéria. Desde então passou a ser vendido em dezenas de países destacando-se a China onde também é fabricado. Em alguns países adotou outras designações como Pointer, no México.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios