TV TUPI HISTORIA

ganhe brindes e amostras gratisnet
http://amostragratisnet.blogspot.com

EU RECOMENDO !!

visualizar


http://www.youtube.com/watch?v=5HW-vWf7EGQ&feature=related
TV TUPI: A Pioneira !

Dezoito de setembro de 1950. Inaugurada a PRF-3 TV TUPI de S�o Paulo, primeira emissora de televis�o do Brasil e da Am�rica Latina. Iniciativa do jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand.

visualizar


http://www.youtube.com/watch?v=IshPN8FidbU&feature=related
Depois de poucos meses de treinamento, alguns radialistas escolhidos por Chat� lan�aram-se � aventura de fazer TV. Os est�dios earm pequenos, o equipamento prec�rio, mas o nascimento da TV Tupi foi solene. Assis Chateaubriand presidiu a cerin�mia que contou com a participa��o de um frei cantor mexicano. 

Jos� Mojica, que entoou "A Can��o da TV", hino composto especialmente para a ocasi�o. Um bal� de Lia Marques e declama��o da poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha do "moderno equipamento" fizeram parte do show. A jovem atriz Yara Lins foi convocada especialmente para dizer o prefixo da emissora — PRF-3 — e o de uma s�rie de r�dios que transmitiam em cadeia o acontecimento. A seguir entrou a programa��o na tela dos cinco aparelhos instalados no sagu�o do pr�dio dos Di�rios Associados. 


H� muitas hist�rias a respeito desse dia. Uma delas � que, empolgado, Chateaubriand teria quebrado uma garrafa de champanhe numa das duas c�meras RCA, fazendo com 

visualizar


http://www.youtube.com/watch?v=QWF3ye7l9ZU

que a TV no Brasil entrasse em cena com apenas 500/o de sua capacidade, isto �: com apenas uma c�mera. Outra � que, acabada a inaugura��o, a equipe se deu conta de que n�o havia o que colocar no ar no dia seguinte, pois ningu�m havia pensado nisso.
O autor de novelas Cassiano Gabus Mendes que, aos 23 anos, assumiu a dire��o art�stica da Tupi, n�o podia ouvir essas hist�rias, desmentia quantas vezes fosse preciso. "

visualizar


http://www.youtube.com/watch?v=y89nzAGZlSs
� tudo inven��o do Lima Duarte. Como ele � muito engra�ado, as pessoas acabam se convencendo." dizia ele pouco antes de morrer, em 1994. "Chateaubriand era um homem esclarecido, n�o ia danificar equipamento e t�nhamos programa��o para as tr�s semanas seguintes". 


Acostumados � improvisa��o e rapidez do r�dio, os pioneiros n�o tiveram problemas em se adaptar ao moderno ve�culo e aprenderam muito: ator virava sonoplasta, autor dirigia, diretor entrava em cena. A TV TUPI dos primeiros anos era uma verdadeira escola. Aos poucos, os programas ganharam forma: o primeiro telejornal... a primeira novela.
O programa "TV DE VANGUARDA" revelou a primeira gera��o de atores, atrizes e diretores. Foram apresentadas pe�as como Hamlet, de Shakespeare, e Crime e Castigo, de Dostoievsky. Alguns programas dos primeiros tempos da TV TUPI tornaram-se campe�es de audi�ncia e perman�ncia no ar:   Al� Do�ura, S�tio do Picapau Amarelo, O C�u � o Limite, Clube dos Artistas (que existiu de 1952 a 1980) e o famoso telejornal "O Rep�rter Esso" (que ficou 18 anos no ar). 

Telenovela foi inven��o da Tupi, que as exibia em cap�tulos semanais e era capaz de ousadias como mostrar beijo na boca. Foi em 1951, na novela Tua Vida Me Pertence, que Vida Alves deixou-se beijar  pelo gal� Walter Forster.
No jornalismo a emissora repetiu na tela o sucesso do Rep�rter Esso, que marcou �poca no r�dio brasileiro a partir de 1941. Os locutores Heron Domingues e Gontijo Teodoro entravam no ar com as �ltimas noticias nacionais e internacionais ao som de um dos mais famosos prefixos musicais da hist�ria do r�dio e televis�o brasileiros.
Se durante a primeira d�cada de sua exist�ncia a TUPI foi l�der absoluta, nos anos 60 as emissoras concorrentes aprimoraram sua programa��o para lutar pela audi�ncia.
Em 1968, a novela "Beto Rockfeller", de Br�ulio Pedroso, revoluciona a linguagem da televis�o. A partir da figura de um anti-her�i, surge um novo estilo de interpreta��o, mais natural. A TV TUPI revela mais uma gera��o de talentos. A morte de Assis Chateaubriand, em 1968, marca o in�cio de uma crise longa e sem solu��o. Abalada por problemas financeiros, mal administrada, sem investimentos, a TV TUPI perde qualidade e audi�ncia.
As emissoras concorrentes v�o ocupando os espa�os vazios deixados pela pioneira. Ano ap�s ano, a crise se aprofunda. No fim dos anos 70 a situa��o � incontrol�vel. Os sal�rios est�o atrasados. H� d�vidas astron�micas junto � Previd�ncia Social. Proliferam esc�ndalos financeiros.
Em agosto de 1977, �ramos Seis. Cinderela 77 e Um Sol Maior registravam os mais baixos �ndices de audi�ncia da hist�ria da Tupi. Al�m da audi�ncia, a publicidade tamb�m escapolia para as concorrentes, o caixa se esvaziava, os sal�rios deixavam de ser pagos e a greve era quest�o de tempo. Em outubro de 1977, com tr�s meses de sal�rios atrasados, os funcion�rios iniciaram a primeira greve, interrompida com o pagamento parcelado dos d�bitos.
Os constantes atrasos dos sal�rios mantinham o clima tenso na Tupi. As perspectivas de pagamento dos atrasados eram cada vez mais remotas e as explica��es dadas aos funcion�rios, cada vez mais inconsistentes. Para piorar ainda mais a situa��o, em outubro de 1978 um inc�ndio no pr�dio da emissora, em S�o Paulo, tirou a Tupi do ar por alguns minutos. No ano seguinte, o elenco de O Espantalho, de Ivani Ribeiro, processou a emissora por viola��o dos direitos autorais. Entre 79 e 80, nova greve. A crise chegou a Brasilia. O ent�o presidente da Rep�blica, Jo�o Figueiredo. se disp�s a receber uma comiss�o de dirigentes dos sindicatos envolvidos. Muito se discutia, pouco se fazia.

visualizar


http://www.youtube.com/watch?v=cN8OCcraR-M&feature=related
A greve persistiu at� o in�cio de fevereiro, quando a emissora fechou seu departamento de teleteatro e dispensou 250 funcion�rios. Foram interrompidas as novelas "Dr�cula" e "Como Salvar Meu Casamento", drama estrelado por Nicete Bruno e Adriano Reis.
Dezessete de julho de 1980. Pouco antes de completar 30 anos no ar, a TV TUPI tem sua concess�o cassada pelo governo federal.  Minutos antes do meio-dia de 18 de julho de 1980, tr�s engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunica��es (Dentel) subiram ao d�cimo andar do edif�cio-sede da TV Tupi de S�o Paulo, na avenida Alfonso Bovero, no bairro do Sumar�, e lacraram o transmissor da emissora. Sa�am tamb�m do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi, de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Bel�m. a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Cear� de Fortaleza, e a TV R�dio Clube de Recife.
Um delegado da Pol�cia Federal e mais quatro agentes davam prote��o aos engenheiros. Era o fim da TV Tupi. A emissora sa�a do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inaugura��o.
O governo militar preferiu a cassa��o a entregar o canal a uma cooperativa de funcion�rios. Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas hist�rias do Brasil e do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINHO SOL HISTORIA

lentes de contato

Endereçador correios