Azeite GALLO

Azeite GALLO
Com quase um século de história, o Azeite GALLO marca a diferença em termos gastronômicos. Mas o seu significado e influência não se esgotam aqui. Tradicional e genuíno, apela a toda a tradição secular portuguesa e preserva na sua marca e no imaginário que evoca o que há de melhor em Portugal e na cultura portuguesa.

A memória do Azeite GALLO encontra origem nos finais do século XIX, iniciando-se em 1860, data da fundação em Abrantes de um estabelecimento pertencendo à "União Industrial, Lda.".



Reza a lenda que, numa certa manhã, Victor Guedes decidiu chamar o seu azeite de GALLO quando, depois de acordar e abrir as janelas do seu quarto, ouviu um galo cantar. Como era de origem espanhola, registrou a marca com dois "L". O nome foi preservado até hoje pela sua graça e originalidade.

Mais tarde, em 1938, os armazéns e a fábrica "União Industrial Lda." foram adquiridos pela empresa "Victor Guedes & Cia", cuja sede era na Rua dos Remolares, nº 7, em Lisboa. Naquela época existiam em Abrantes, armazéns de azeite, um lagar (oficina onde são espremidas as azeitonas), uma refinaria de azeite, indústria de carnes e salsicharia e uma saboaria. A "Victor Guedes & Cia" começa, então, a preparar ali os lotes de azeite que seriam transportados a granel para um armazém no Poço do Bispo, em Lisboa, onde eram embalados em latas para exportação. Até esse momento, o mercado doméstico era encarado como secundário, onde vendiam apenas azeite extra virgem, e, quando era permitido, o "lotado corrente" (lote de azeite virgem), para além de sabões correntes e azeitonas em conserva.

O principal destino das vendas da "Victor Guedes & Cia" era o mercado externo, através das marcas de azeite GALLO e Borboleta, sendo esta última uma marca de segunda linha.

O Brasil sempre foi um dos mercados mais importantes para GALLO, importância essa que tem vindo a ser reforçada desde 1939, data dos primeiros registros no Brasil, no entanto sabe-se que a presença da marca neste mercado é ainda anterior

http://www.azeitegallo.com.br/azeite/historia/br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios