BMW (Bayerische Motoren Werke)

EU RECOMENDO !! BMW





A BMW (Bayerische Motoren Werke) é hoje uma das empresas mais influentes do mundo no setor automobilístico, no entanto, sua origem foi modesta. A sua história começou em 1916, quando foi fundada na cidade de Munique a Fábrica de Aviões da Baviera, sucessora de uma empresa já existente desde 1913. Pouco mais de um ano depois, a empresa foi rebatizada com o nome que mantém até hoje.
A Primeira Guerra Mundial proporcionou um crescimento rápido à empresa, que logo construiu amplas instalações nas proximidades de um aeroporto. Até 1918, forneceu motores para aviões militares. O Tratado de Versalhes, assinado após o fim do conflito mundial, proibiu à Alemanha de fabricar motores para aviões durante cinco anos.
A BMW então, passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos, sem muito sucesso. A empresa deve o sucesso de seus produtos na fase inicial ao visionário engenheiro Max Friz. Um motor de seis cilindros para aviões desenvolvido por ele valeu à empresa o primeiro recorde mundial de sua história: o de altitude de vôo, com 9760 metros, em 1919. Foi Friz que desenvolveu também a primeira motocicleta com o nome BMW, a R 32, com motor boxer de dois cilindros, lançada no Salão de Berlim em 1923. Utilizou então o princípio de construção mantido até hoje nas motocicletas da marca: motor boxer e transmissão secundária por eixo cardã.



BMW M5
Porém a BMW precisava se estabelecer no setor dos carros utilitários com menores dimensões. Deste modo em 1927 a montadora iniciou a fabricação de um pequeno automóvel, baseado no Austin Seven, com motor de válvulas laterais de 15 cv e 748 cc, que recebeu o nome de Dixi 3/15. Posteriormente, lançou-se no mercado o primeiro carro com logotipo BMW, também chamado de 3/15, devido à sua semelhança com o modelo anterior.
Depois desta etapa, os desenhistas da BMW queriam criar sua própria marca animados pelo sucesso e pelos lucros com a fabricação de motores de avião, que gerou um fundo de investimentos para a empresa. Começou-se a desenhar novos Chassis e motores. Até 1936, o aperfeiçoamento visual e técnico tinha sido tão importante que os automóveis produzidos não lembravam em nada os modelos originais. Eram, no entanto, desenhos provisórios, pois nas oficinas da BMW já estava sendo desenvolvido um exemplar de uma serie de carros com motor de seis válvulas, que fariam a empresa famosa em toda Europa e lhe proporcionariam, inclusive, grande fama nos circuitos esportivos. Portanto, o modelo 303, lançado em 1933, foi o verdadeiro antecessor dos atuais BMW.


Este modelo foi o primeiro automóvel com as tradicionais grades dianteiras gêmeas. No fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a BMW estava totalmente destruída. Perderam-se as fábricas de Eisenach e Dürrerhof, Basdorf e Zühlsdorf.
A sede em Munique também foi destruída. As forças aliadas vitoriosas proíbiram a BMW de operar durante três anos devido à produção de motores de aviões e foguetes. Em 1948 a motocicleta BMW R4 de um cilindro sai da fábrica de Munique sendo o primeiro produto pós-guerra. Somente em 1951 a empresa produziu seu primeiro automóvel pós-guerra, o modelo 501. Entrou em produção no ano seguinte, mas foi um fracasso financeiro. Em 1952, O modelo 1500 estabelece a tendência da filosofia de desenho da empresa. É o primeiro da nova categoria de automóveis esportivos e compactos de turismo. Em 1972, durante o ano das Olimpíadas de Munique, é produzido o primeiro automóvel da série 5.



BMW M7
Em 1975 é lançado o famoso e genial slogan “The Ultimate Drive Machine”. Em 1976 são apresentados os coupês da Série 6. No ano seguinte é lançada a Série 7. Em 1979 desenvolve a primeira eletrônica digital para motores, fornecendo o primeiro modelo BMW de carro blindado e começando a pesquisa e desenvolvimento de motores de hidrogênio.
A década de 80 começa com o sistema de freios ABS sendo adotado na produção em série. Em 1984, surgem pela primeira vez os modelos europeus equipados com catalisador. No ano seguinte, o modelo 325 iX torna-se o primeiro com tração nas quatro rodas. Em 1988, aparece o modelo Z1 Roadster. O modelo K 100 é a única motocicleta do mundo equipada com ABS (e, logo, com catalisador também). No ano da queda do muro de Berlim (1989), a BMW atinge mais um recorde com a produção de meio milhão de automóveis. Nesse ano também são lançados o modelo K1 de motocicletas e o 850i coupê.
Em 1993, a BMW tornou-se o foco de atenção no IAA em Frankfurt, onde lançou um novo conceito sob o slogan “Mobilidade é vida”. Em 1995, o modelo Roadster Z3 é o primeiro carro BMW não produzido na Alemanha. James Bond dirige o modelo Z3 em um de seus últimos filmes bem sucedidos. Um dos grandes sucessos da marca foi lançado no mercado em 1998, com o nome de BMW X5, primeiro veículo esportivo utilitário da marca. Foi assim que a marca se tornou um mito dentro do mundo automobilístico.

O valor



Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca BMW está avaliada em US$ 15.88 bilhões, ocupando a posição de número 17 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Você Sabia?

* Em 2003 a montadora alemã encerrou o ano com um recorde de vendas: mais de 1,1 milhão de veículos das marcas BMW, Mini e Rolls Royce, que pertecem a empresa.
* Presente em todas as partes do mundo, o grupo BMW emprega mais de 104 mil pessoas.


.






e-Shops BMW O portal virtual das lojas BMW com muitas ofertas interessantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios