NOKIA

ganhe brindes e amostras gratisnet

EU RECOMENDO !!



A NOKIA é um verdadeiro ícone global. Os números dessa gigante assustam: a cada 3 meses vende mais de 100 milhões de celulares no mundo (mais do que Motorola, Sansung e Sony-Ericsson juntas), ao ritmo de 13 unidades por segundo; tem participação de mercado de 38.7% nas vendas globais; e lança mais de 50 novos modelos de celulares por ano. Além disso, a marca NOKIA apareceu no quinto lugar da lista das marcas globais mais valiosas de 2008, (divulgada pela revista BusinessWeek), sendo também a 20ª empresa mais admirada do mundo, segundo a lista deste ano da revista Fortune. Nada menos que um bilhão de pessoas em todo o mundo têm hoje um celular da empresa. Isso é mais do que qualquer fabricante de bens de consumo, de qualquer ramo e em qualquer época jamais conseguiu até hoje. Sua liderança é incontestável e pode ser traduzida pelo seu slogan da empresa: Connecting People.
-






A história
A história da NOKIA começou em 1865, quando o engenheiro de mineração Fredrik Idestam fundou uma fábrica de celulose na cidade de Tampere, no sudoeste da Finlândia, logo transferida para o município vizinho de Nokia e batizada Nokia Wood Mills, localizada às margens do rio de mesmo nome. A partir daí, a empresa teve um crescimento meteórico, e pouco depois da Primeira Guerra Mundial, a empresa fundiu-se com a Finnish Cable Works, fabricante local de telefones e cabos telegráficos fundada em 1898. Era o embrião do que, em 1967, se transformaria na Nokia Corporation, um conglomerado produtor de papel, bicicletas, pneus, botas de borracha, computadores, cabos, televisores e dezenas de outros itens. Os primeiros passos para uma grande mudança nos rumos da empresa tiveram início na década de 60, com o surgimento do departamento de eletrônica da NOKIA que tinha como principal objetivo pesquisar rádiotransmissão. A tecnologia da empresa para comunicação via rádio foi aproveitada, a partir da década de 80, para o desenvolvimento de telefones sem fio. O pioneiro foi o Mobira Senator, lançado em 1982, como equipamento para automóveis, que pesava 9.8 quilos.
-







-
Cinco anos depois, saiu o Mobira Cityman 900, para muitos, o primeiro telefone realmente portátil: pesava 800 gramas e custava o equivalente a US$ 6.150 nos dias de hoje. Nas décadas seguintes, os produtos de infra-estrutura dos telefones móveis e de telecomunicações chegaram aos mercados internacionais, e nos anos 90, a NOKIA já era uma das líderes mundiais em tecnologia de comunicação digital (em 1998 vendeu cerca de 40 milhões de telefones celulares, tornando-se a empresa número 1 no mundo nessa categoria, ultrapassando a Motorola).



- - Observando o mercado agora, é fácil esquecer que a NOKIA nem sempre foi dominante. Em meados dos anos 90, a Motorola dava as cartas no mercado, desfrutando o enorme sucesso do celular StarTac. Silenciosamente, porém, a NOKIA iniciava sua ofensiva, adicionando elementos inovadores de design aos telefones, na forma de capinhas substituíveis, e diferentes ringtones. Mais importante, começou a operar em escala global, lançando mais modelos em um número cada vez maior de países. Os finlandeses apostaram cedo no desenvolvimento de plataformas básicas para celulares, a partir das quais é possível produzir variações de produtos com grande economia de escala.
-
-
Atualmente a NOKIA, além de ser uma gigante, está mudando a maneira como as pessoas se comunicam, e suas próximas cartadas foram apresentadas, no final de 2007, aos mercados, a começar pelo europeu: a loja virtual de música Nokia Music Store, os novos games para celular da grife N-Gage e a linha de aparelhos que navegam na Internet criados para concorrer com o iPhone da Apple. E ainda provoca a poderosa empresa americana: “Quando eles lançaram o iPhone, conseguiram uma publicidade sensacional, tudo para vender 270 mil aparelhos em dois dias”, diz o inglês Mark Selby, vice-presidente mundial de vendas da empresa. “Isso é mais ou menos o número de celulares que vendemos em seis horas”. Há poucas companhias com a marca, o alcance e a tecnologia necessários para liderar a convergência digital. A NOKIA é uma delas. Uma prova disso aconteceunNo dia 2 de setembro, quando a NOKIA anunciou oficialmente o lançamento de seu primeiro netbook, o Booklet 3G.
-




- A linha do tempo
1981
● A primeira rede de telefonia móvel celular internacional, denominada NMT, começou a funcionar na Escandinávia com a NOKIA introduzindo os primeiros telefones de viaturas para a rede anos depois.
1984 ● Lançamento do telefone NMT portátil para viatura, chamado Nokia Talkman. 1987 ● Lançamento do Nokia Cityman, telefone NMT portátil.
1988
● A primeira central ISDN (Integrated Services Digital Network - Rede Digital de Integração de Serviços - RDIS) do mundo em conformidade com os standards CCITT, fabricada pela NOKIA, entrou em funcionamento na Finlândia.
1990 ● Introdução dos primeiros pagers de texto Radio Data System (RDS) e Mobile Search (MBS). 1991 ● A NOKIA realiza a primeira chamada GSM do mundo feita na rede da Radiolinja na Finlândia.
● O primeiro fabricante a ter um celular GSM pronto para produção em larga escala.
1992 ● Lançamento do NOKIA 1011, primeiro celular digital para redes GSM.
● Lançamento da série 100 Nokia, primeira linha de celulares para todas as redes analógicas.
1993
● Introdução do modem celular, do tamanho de um cartão de crédito, desenvolvido em conjunto com a AT&T Paradyne.
● A NOKIA transmite pela primeira vez uma mensagem de texto via celular através do sistema GSM. Foi o primeiro indício de que seria possível conectar um celular a um computador.
1994 ● Primeiro fabricante a lançar várias séries de celulares para todos os sistemas digitais (GSM, TDMA, PCN, Japan Digital).
● Lançamento do NOKIA 2100, até então menor e mias leve celular do mundo.
● Primeira chamada GSM oficial na República Popular da China foi feita com um celular NOKIA.
● Primeiro fabricante europeu a vender celulares no Japão.
● Lançamento do famoso ringtone da marca, que rapidamente ficou muito conhecido no mundo todo. Ele apareceu pela primeira no aparelho NOKIA 2100 series. É baseado numa composição do século XIX chamada Gran Vals, do músico Francisco Tarrega.
1996
● Lançamento da família de celulares NOKIA 8100, a primeira com um design inovador, ergonomicamente confortável.
1997 ● Forneceu de GSM para 59 operadores de celulares em 31 países.
1999
● Anunciou o primeiro telefone multimídia baseado no Wireless Application Protocol (WAP) in Mobile Media Mode. O telefone NOKIA 7110 de duas bandas, GSM 900/1800, foi desenvolvido para permitir fácil acesso aos conteúdos da Internet a partir de um celular.




● Lançamento do NOKIA 650, primeiro telefone celular com rádio FM incorporado.
● Lançamento da série NOKIA 5100, primeiros celulares com tampas intercambiáveis pelos próprios usuários.
● Lançamento do NOKIA 9110 Communicator, primeiro dispositivo móvel de mão a suportar imagens sem fios.
2000
● Em parceria com a companhia aérea Scandinavian Airlines Systems, os telefones celulares da NOKIA podem ser adquiridos em todos os vôos internacionais da SAS. É a primeira vez que telefones celulares estão à venda em aviões.
2002
● Lançamento do NOKIA 6650, primeiro celular com tecnologia 3G.
2003 ● Lançamento do NOKIA N-Gage, um smartphone (celular inteligente) de 13.36 cm de comprimento por 6.95 cm de largura e 2 cm de altura, e pesando apenas 137 gramas (incluindo a bateria). O “brinquedinho” era uma mistura de videogame portátil, MP3 Player, gravador, rádio, telefone celular, computador de mão, servindo ainda para receber e enviar e-Mails e mensagens SMS, e navegar na Internet. Com design similar ao de uma concha, o aparelho consumiu 11 meses de pesquisas e investimentos de US$ 220 milhões. Para o lançamento mundial do produto a empresa reservou US$ 100 milhões.
2005
● Lançamento do NOKIA NSERIES, primeiros celulares multimídia de última geração.
2007
● Lançamento do NOKIA N82, um telefone que além de acessórios tradicionais como câmera e e-mail, possui guias de rua de 150 países e permite baixar mais de mil estações de rádio para serem ouvidas em tempo real. Tudo isso somente é possível graças a memória de 8 gigas.
● Lançamento do NOKIA 3110 Envolve, um celular fabricado com metade dos materiais utilizados recicláveis e bateria que pode ser carregada com uma economia de 94% de energia.
● Lançamento do NOKIA N95, um smartphone com funções de GPS (permitindo encontrar e explorar ruas de mais de 150 países em todo o mundo, além de 15 milhões de pontos de interesse, como restaurantes, bancos, museus e shopping centers) e uma série de novos recursos e serviços que fazia com que o usuário tivesse a Internet em suas mãos. Além do seu desenho compacto e todas as funções, vinha com uma câmera digital com lente Carl Zeiss incorporada de altíssima resolução: 5.0 Megapixels.
2009
● Lançamento do Booklet 3G, primeiro notebook da empresa finlandesa. O aparelho marca o retorno da gigante ao mercado de computação pessoal, abandonado por ela em 1991. O netbook roda em Windows, traz um processador Intel Atom, pesa apenas 1,25 quilos, possui tecnologia 3G embutida e bateria com duração de 12 horas.
-




- As lojas conceitos A empresa decidiu, em 2005, abrir algumas das chamadas Lojas Conceitos em determinados países para que o usuário pudesse “degustar” toda a linha de produtos e acessórios, tirar dúvidas sobre o seu funcionamento e, claro, comprá-los. A estratégia era gerar uma experiência de mobilidade com os produtos e serviços da NOKIA. A primeira delas foi aberta em Moscou e hoje já existem outras lojas-conceito da NOKIA em Londres, Helsinque, Nova York, Cidade do México e Shangai. No dia 19 de outubro de 2008 a empresa inaugurou na Rua Oscar Freire, tradicional trecho de comércio da classe A da capital paulista, sua 10ª loja-conceito em todo o mundo, onde o consumidor terá acesso a demonstrações de experiência móvel, englobando música, navegação, vídeo, imagens, Internet e jogos. Cada aparelho em demonstração está conectado à Internet por uma rede WiFi e equipado com acessórios, como caixas de som, fones de ouvido, telas de LCD, impressoras fotográficas e laptops. Uma área da loja será dedicada a palestras, cursos, eventos e capacitação personalizados.
-
- Agora uma empresa de tecnologia A guinada da NOKIA em direção à web coincide rigorosamente com a ascensão de OPK à presidência da empresa, em junho de 2006. Nem bem tinha tomado posse, deu início a uma frenética temporada de aquisições de empresas de Internet. Já em agosto, investiu US$ 60 milhões na compra da distribuidora de música on-line Loudeye. Na seqüência, adquiriu a Gate5, uma pequena empresa alemã de software de navegação com GPS. O ataque foi retomado no ano seguinte, em julho, com a compra do Twango, um pequeno site de compartilhamento de fotos e vídeos. Criado em 2004 por cinco ex-executivos da Microsoft, o portal tinha somente dez funcionários, mas, apesar de pequeno, era possivelmente o único realmente multimídia de seu setor. A mais recente aquisição foi a da americana Avvenu, especializada em compartilhamento de arquivos. Como uma espécie de cereja nesse bolo de parcerias, a NOKIA assinou um acordo com a Microsoft para que versões de serviços como Hotmail e Messenger sejam carregados nos aparelhos de sua Série 60 de celulares inteligentes. Também anunciou uma parceria com a Universal Music, que permitirá aos clientes da empresa o downdload gratuito e ilimitado de músicas pelo período de um ano. Ao todo a NOKIA já gastou mais de US$ 10 bilhões em aquisições de empresas de tecnologia e Internet.



-
Porém a mais nova aposta da NOKIA, introduzida no mercado em 2007, atende pelo nome de Ovi (porta em finlandês). Trata-se de um portal onde ficam hospedados uma infinidade de produtos como álbum de fotos, música, biblioteca de livros, etc, capazes de se comunicar com o telefone celular, o laptop e o computador pessoal do usuário. Basta arrastar os ícones com o mouse. O acesso inicialmente foi totalmente gratuito. Rapidamente a loja virtual de músicas, jogos e aplicativos, criada para concorrer com o iTunes, se tornou uma demonstração da disposição da NOKIA em desbravar novos mercados.

-
A versão do portal pode ser acessada pelo endereço
www.nokia.com/ovi. -
É possível também navegar em todos os sites normalmente (Yahoo, Orkut, Terra, Google), usando uma única senha.






- - A evolução visual O logotipo da NOKIA sofreu algumas alterações no decorrer dos anos. O atual logotipo foi desenhado por Ove Strandberg juntamente com o slogan "Connecting People".
-
-
O centro de pesquisa Um dos principais motivos do enorme sucesso da NOKIA pode ser creditado ao seu moderno Centro de Pesquisa e Design e ao investimento anual de US$ 6 bilhões nessa área, para lançar 60 modelos por ano. Localizado na cidade de Espoo, região metropolitana de Helsinque, abriga uma equipe composta por mais de 200 designers (quantos exatamente é segredo), de mais de 45 nacionalidades, incluindo três brasileiros. No dia-a-dia dentro do QG da NOKIA, fala-se e, principalmente, ouve-se inglês. Ali, designers usam blogs para se comunicar com usuários e “futuristas” são empregados para traçar cenários. Investiga-se, no momento, a comunicação por hologramas e a confecção de telefones com materiais biodegradáveis. Eventuais choques culturais com a ala engravatada da empresa são amortecidos pelos valores pregados pela NOKIA. Todos os funcionários são iguais. O vice-presidente e o estagiário fazem as refeições na mesma cantina. Usar piercing ou sandálias Havaianas, tudo bem. Cada um tem liberdade para ser como realmente é. A NOKIA tem hoje dois centros de design global: o da matriz e um outro, localizado em Londres. Há também estúdios nos principais mercados da empresa no mundo e “oásis de desenho” em lugares que os designers considerem inspiradores, como o Rio de Janeiro.
-




- O nome
De onde vem o termo Nokia? Na verdade esse é o nome de um pequeno mamífero que habita a região na qual estão localizados o rio e a cidade onde está a sede principal da empresa.
-
Os slogans
Life goes mobile! (2004)
Connecting people. (1994)

Fala por você.
(Brasil, slogan secundário)
O mundo todo só fala nele. (Brasil, slogan secundário)
-
O NOKIA TRENDS É uma plataforma de marketing baseada em arte multimídia e música avançada, para estimular as novas formas de consumo de informação a partir de meios eletrônicos, não só tradicionais, mas, sobretudo os móveis. A plataforma é permeada por eventos para trazer ao público em geral o que é tendência, equilibrando o novo e o consagrado. Desde que foi criado no Brasil, em 2004, Nokia Trends já atraiu quase 270 mil pessoas em eventos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, com apresentações de bandas e DJs, como Fatboy Slim, LCD Soundsystem e Laurent Garnier, Chemical Brothers, Human League e Asian Dub Foundation. A plataforma foi exportada para Argentina e mais recentemente para o México.
-
- O gênio por trás da marca Desde que assumiu, o novo presidente mundial da empresa, Olli-Pekka Kallasvuo, conhecido simplesmente por OPK, vive sob a sombra de Jorma Ollila, uma figura histórica na NOKIA. Como CEO de 1990 a 2006, comandou a transição da empresa de seu pior momento para sua época de glória. Ele sucedeu a Kari Kairamo, responsável pela trágica gestão da empresa nos anos 80. Foi uma época de expansão indiscriminada para novos campos, principalmente por meio de aquisições. O resultado da dispersão de receitas foi a maior crise da história da empresa, que culminou com o suicídio de Kairamo, em 1988, e com a venda das unidades de televisores e computadores pessoais. Coube a Jorma Ollila, corajosamente, estreitar o foco em telecomunicações, uma área então deficitária na empresa. Essa decisão temerária deu origem à NOKIA que se conhece hoje. Seu sucesso naturalmente chamou a atenção do mundo corporativo e seu “passe” acabou parcialmente comprado, no ano passado, pela Shell. Desde então, acumula os cargos de presidente dos conselhos de administração das duas empresas.
-
- Dados corporativos ● Origem: Finlândia ● Fundação: 1865
● Fundador: Fredrik Idestam
● Sede mundial: Espoo, Finlândia
● Proprietário da marca: Nokia Corporation
● Capital aberto:
Sim (1915)
● Chairman:
Jorma Ollila ● CEO & Presidente: Olli-Pekka Kallasvuo ● Faturamento: €50.7 bilhões (2008) ● Lucro: €3.98 bilhões (2008)
● Valor de mercado: €55.2 bilhões (setenbro/2009)
● Valor da marca: US$ 34.864 bilhões (2009)
● Lojas-Conceito:
10 ● Fundador: Fredrik Idestam ● Clientes: 1 bilhão ● Vendas: 430 milhões celulares/ano ● Presença global: 185 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 128.000 ● Segmento: Telecomunicação ● Principais produtos: Telefones celulares, sistemas de comunicação, computadores ● Outros negócios: Vertu (marca de celulares de luxo), Navteq ● Slogan: Connecting People. ● Website: www.nokia.com
-
O valor Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NOKIA está avaliada em US$ 34.864 bilhões, ocupando a posição de número 5 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a NOKIA é a 88ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2008. - A marca no mundo A NOKIA, que tem sua sede mundial localizada em Espoo, região metropolitana de Helsinque, é a maior fabricante mundial de telefones móveis, está presente em 185 países ao redor do mundo, contando com mais de 128 mil funcionários, sendo 1/3 deles trabalhando na área de pesquisa e desenvolvimento que possuí nove laboratórios de pesquisa espalhados em seis países. A empresa é líder global em telefones







inteligentes com 43.7% de participação, vendendo apenas em 2008 472 milhões de celulares. As 11 fábricas estão espalhadas por nove países (Brasil, China, Finlândia, Alemanha, Hungria, México, Coréia, Romênia, Reino Unido e Índia). O grupo é formado por duas unidades de negócios - Nokia Networks (Nokia Redes) e Nokia Mobile Phones (Telefones Móveis), uma organização separada chamada Nokia Ventures Organization e o Nokia Research Center (Centro de Pesquisas). A empresa ainda possui uma unidade de luxo que fabrica celulares com a marca VERTU. A NOKIA tem 350 mil pontos de venda em todo o mundo, entre as lojas das operadoras, redes varejistras tradicionais e suas próprias lojas. Desde sua criação até hoje a empresa foi responsável pela fabricação de um terço dos celulares existentes no planeta. Para cada seis habitantes do planeta, um possui um celular NOKIA. -
Você sabia?
● É a maior empresa do Finlândia, responsável por um terço do valor de mercado da Bolsa de Valores de Helsinque, e respondendo por cerca de 3.5% do PIB e quase um quarto das exportações do país. em 2008, pela primeira vez na história, o faturamento da empresa superou o orçamento nacional da Finlândia. 




Aproveite ao máximo todos os recursos do seu aparelho com os serviços da Nokia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios