ibovespa pregão

Horário da BM&FBOVESPA




Mercado de Ações

O horário de funcionamento da geralmente começa às 10:00 e termina às 17:00. A pré-abertura do After Market, por sua vez, começa 17:25 e termina 17:30. É nessa hora que ele começa, fechando as 18:00. Durante o horário de verão, porém, o início das atividades da Bolsa começam e terminam 1h depois, ou seja, das 11:00 às 19:00. Assim, o After Market começa apenas às 18:30, e termina às 19:00.
Tem-se também uma discriminação dos horários para diferentes segmentos da Bolsa, como pode ser observado no quadro abaixo:



Pré-abertura

O leilão de pré-abertura compreende os 15 minutos antecedentes ao início do pregão. Nesse período, a Bolsa registra ofertas de compra e venda, mas o negócio não é realizado. Em outras palavras, ainda que uma oferta de compra coincida com o preço de uma oferta de venda, essa operação só é registrada na abertura do pregão.
Uma particularidade da pré-abertura é que não é possível cancelar uma oferta feita nesse período, consistindo em um momento fundamental para a definição do preço de abertura de uma ação de forma democrática e equilibrada.

Call de fechamento

O período que compreende os últimos minutos do pregão é chamado de call de fechamento. Nele, você pode realizar operações para alguns ativos e, seu principal objetivo é realizar um fechamento “transparente” dos ativos, seguindo as mesmas regras utilizadas pelo Sistema Eletrônico de Negociação.
Como visto no quadro acima, o call de fechamento é adotado pelos papéis de carteiras teóricas dos índices BOVESPA – não necessariamente o iBovespa – e, para opções de maior liquidez, como divulgado pela Bolsa.
A principal diferença da Pré-Abertura é o tempo de duração e, os papéis negociados.



Mercado Futuro

No segmento BM&F da Bolsa de Valores, ou seja, o chamado Mercado Futuro, os horários são diferentes. Além de não existir After Market para contratos de dólar e índices, as commodities são negociadas conforme o horário descrito na tabela abaixo:
horario-commodities

After Market




Sabemos que investir na Bolsa de Valores exige dedicação por parte do trader e é preciso destinar uma boa parcela de tempo para essa atividade. Com isso, muitos investidores acabam tendo um problema, dado que, conforme visto acima, o pregão coincide com o horário comercial e, a grande maioria das pessoas físicas operantes na BM&FBOVESPA, não investem como profissão. Se esse for seu caso, existe uma solução: o After Market.
O Atfer Market é um período extra onde o investidor pode realizar operações mesmo após o fim do pregão. Dessa forma, você não precisa abrir mão de investir na Bolsa e ainda pode administrar sua própria carteira. Além disso, ainda é possível aproveitar oportunidades e realizar ajustes depois das 18:00.

Restrições




O Horário Extra funciona com algumas diferenças do horário normal.
Apenas ativos à vista e que foram negociados ao longo do horário normal podem participar do After Market. Além disso, as ações devem fazer parte do Índice Bovespa. Também existe um limite máximo tanto para, o número de negociações por pessoa, quanto para oscilações dos ativos.
Em outras palavras, um investidor não pode operar mais de R$ 900 mil durante o Horário Extra e, muito menos se a variação do preço do ativo ultrapassar mais de 2% de diferença do preço de fechamento. Restrições como estas são apenas medidas de precaução da Bovespa. Já imaginou se o gap entre o preço de abertura e de fechamento ultrapassasse 10%? Um pessoa que apresentou um lucro no dia anterior poderia ter quebrado do dia pra noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato

PINHO SOL HISTORIA

Endereçador correios